Será realizado nesta quinta-feira (25) o lançamento do projeto “Educação que faz a diferença”. Na oportunidade, 118 redes municipais do país, identificadas por sua excelência no estudo, serão distinguidas com um selo de qualidade, por terem apresentado bons resultados no Ensino Fundamental. No estado da Bahia, duas redes municipais foram identificadas e serão homenageadas pelos seus resultados. O evento será transmitido online a partir das 14 horas, no canal do CTE-IRB no Youtube.
O trabalho de campo realizado pelos servidores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia José Aurelino Costa Neto, Maíra Oliveira Noronha, Jumara Novaes Sotto Maior incluiu visita às escolas, secretarias de educação, entrevistas com os professores, alunos, secretários de educação, técnicos da secretaria, coleta de documentos e fotos no período de 12 a 30 de agosto de 2019. O Núcleo de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas da Educação é coordenado pelo conselheiro substituto Alex Aleluia. Os relatórios finais foram apresentados ao IEDE, junto com o material coletado, para identificação de estratégias comuns adotadas pelas redes municipais dos demais estados.
O projeto é uma iniciativa do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) – onde o representante do TCM é o conselheiro Raimundo Moreira – e do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), com adesão de todos os tribunais de contas do país com jurisdição municipal. O objetivo é identificar práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outras redes de ensino.