Por meio do Projeto de Indicação nº 334/2020, o vereador José Trindade (PSB) propõe ao prefeito de Salvador ACM Neto a adoção de providências para valorização e o reconhecimento dos serviços prestados pelos profissionais condutores de ambulância, que desempenhem atividades relacionadas ao combate e à assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19.
“A indicação é das mais justas, inclusive para fins de remuneração, disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e realização de testes”, justifica.
A proposição considera a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, conforme declaração emitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março deste ano.
O legislador municipal destaca ainda que os profissionais que atuam na linha de frente para combater a pandemia estão sujeitos às contingências que atingem a todos indistintamente. “São profissionais que vêm trabalhando ininterrupta e incansavelmente para atender à demanda de serviços públicos essenciais, especialmente a atenção à saúde”, frisa José Trindade.
Reconhecimento
Ao justificar a proposta, o vereador considera também que os condutores de ambulâncias, apesar de essenciais ao enfrentamento da pandemia, não são reconhecidos formalmente como profissionais da área de saúde.
“Por serem de vital importância e estarem sujeitos aos mesmos riscos, os condutores devem receber tratamento igualitário em relação aos demais profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, inclusive com o recebimento de equipamentos de proteção individual, gratificação emergencial, adicional de insalubridade e realização de testes”, ressalta José Trindade.