Uma chamada pública seleciona artistas indígenas para participar de mostra de música e workshops virtuais, através do projeto “Asé Orin – Rede AfroIndígena de Música Soteropolitana”. As inscrições podem ser realizadas até esta segunda-feira (25), através do link: cutt.ly/HjLVOvy. O resultado dos selecionados pelo projeto será divulgado no dia 31 de janeiro, na página @aldeiacoletivo no Instagram.
Os workshops serão ofertados de forma gratuita, através do Google Meet. A iniciativa visa a construção de uma rede entre artistas aquilombados e aldeados em espaços culturais, tradicionais e resistência de Salvador. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), através da Prefeitura, com recursos oriundos do governo federal que prevê auxílio financeiro ao setor cultural, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Dois artistas indígenas serão selecionados e receberão uma premiação no valor de R$1,2 mil. Além disso, os artistas participantes serão contemplados com seis workshops sobre música experimental, beatmaker, produção musical na cena experimental, tecnologias na cena, aprenda a divulgar sua música e expressão vocal, além de uma música que será produzida pela empresa Aquahertz, períodos de ensaios no estúdio Cafua do Morcego, contrato remunerado para um show integrando na Mostra AfroIndígena de Música Soteropolitana
A programação do projeto contará ainda, com o lançamento de uma plataforma (casulo digital) no dia 3 de fevereiro, que fornecerá atividades formativas aos artistas selecionados, com o objetivo de potencializar e fortalecer a produção independente. A capacitação terá ações e atividades on-line, para aprimorar e profissionalizar as habilidades culturais dos artistas.
Mostra musical
A Mostra AfroIndígena de Música Soteropolitana acontece entre os dias 6 de fevereiro a 10 de abril. Serão realizadas dez lives/shows com a presença de artistas do cenário alternativo, como Áurea Semiséria, Vandal de Verdade, Di Cerqueira, Amanda Rosa, Marcola Bituca, Mayale Pitanga e Ofá, além de Barbárie Bundi, Madamma e Viviane Pitaya. As apresentações acontecerão de forma online, através das redes sociais do Projeto Asé Orin.