Os deputados estaduais Eduardo Salles (PP) e Tiago Correia (PSDB) apresentaram um projeto conjunto na Assembleia Legislativa para conferir ao município de Barra do Choça o título de “Capital Estadual do Café”. A iniciativa, conforme eles explicaram, busca reconhecer a significativa contribuição de Barra do Choça na produção de café na Bahia.
Na proposta, os deputados destacam a história e importância da cafeicultura em Barra do Choça, que teve seu início na década de 1970 e se consolidou como uma das principais atividades econômicas do município. Atualmente, Barra do Choça possui 20.057 hectares dedicados exclusivamente à produção de café arábica, gerando, em 2020, uma produção de 25.200 toneladas, conforme dados do IBGE.
“A produção de café em Barra do Choça representa 58,6% do valor da produção agrícola da microrregião do Planalto da Conquista e contribui com 81,52% da produção agrícola do município, alcançando um valor de R$ 210 milhões em 2020”, explicaram eles, na justificativa do PL. “Além do impacto econômico direto, a cafeicultura emprega um número considerável de trabalhadores, tanto direta quanto indiretamente, promovendo a geração de empregos e a estabilidade econômica do município”.
Segundo Correia e Salles, o município também se destaca pela presença de quatro agroindústrias dedicadas ao beneficiamento do café arábica. Essas indústrias, explicam, agregam valor ao produto local e contribuem para a diversificação e fortalecimento da economia regional, evidenciando a robustez da infraestrutura agroindustrial de Barra do Choça.
O projeto de lei autoriza o Poder Executivo a criar mecanismos para incentivar e desenvolver ações de divulgação do título outorgado. A intenção é promover o reconhecimento de Barra do Choça como um centro de excelência na produção de café e fomentar o desenvolvimento regional.
No documento, os dois parlamentares ressaltaram ainda a significativa contribuição econômica e social do setor cafeeiro de Barra do Choça. “A elevada capacidade produtiva, a forte tradição cafeeira e a robusta infraestrutura agroindustrial fazem de Barra do Choça um município merecedor do título de Capital Estadual do Café”.