Começa nesta segunda-feira (19) o Cine AL-BA, uma parceria entre a Escola do Legislativo e a Secretaria Geral das Comissões (SGC). O projeto de cinema como opção de entretenimento será desenvolvido no horário do almoço, das 12h às 14h, toda segunda-feira, no Plenarinho Deputado Coriolano Sales. Para marcar a estreia da Sétima Arte na Casa do Povo, será exibido o filme “Viajo porque preciso, Volto porque te amo”, uma produção brasileira de 2009, com duração de 1h15 min, dirigida por Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.
A gerente do Departamento de Projetos Especiais, Jéssica Freire, diz que o Cine AL-BA foi uma iniciativa do coordenador da SGC, Jorge Araújo, contando de imediato com o apoio integral da Escola do Legislativo. “ Este projeto vai proporcionar uma pausa mental, durante este intervalo da refeição, de modo que o servidor possa descontrair, afastando-se um pouco da pressão rotineira do trabalho, além de ter acesso a um repertório cultural mais amplo por meio de filmes interessantes”, observou a gestora.
A escolha semanal da película será feita pelo analista legislativo Reinofy Duarte, que trabalha na Secretaria Geral das Comissões como revisor, mas tem uma vasta experiência na produção de audiovisual. O Cine ALBA tem organização a partir de uma temática, com filmes de ficção, documentário, metalinguagem e nacional. Ex-funcionário da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Reinofy explica que o filme inaugural é um mergulho na história do Brasil, em especial do sertão nordestino, apresentando inovação na linguagem, pois coloca o espectador como primeira pessoa, em razão das imagens produzidas pela câmera. “Este filme é importante para os funcionários da ALBA, pessoas que viajam muito, que têm muito essa relação com os municípios do interior, o viajar e o conhecer para além dessa realidade que a gente vive nos grandes centros urbanos e também nos gabinetes”, finalizou.