sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Kelvi Lima / Ascom PMC
Home / NOTÍCIAS / Programa Mais Agricultura em Camaçari firma 78 contratos
quarta-feira 26 de fevereiro de 2020 às 10:07h

Programa Mais Agricultura em Camaçari firma 78 contratos

NOTÍCIAS, RMS


Foram firmados, na manhã última semana, os primeiros 78 contratos de aquisição de gêneros alimentícios do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto da Agricultura Familiar – o Mais Agricultura. Na oportunidade, em cerimônia realizada no auditório da Casa do Trabalho, o protagonismo das mulheres rurais foi exaltado. Desta forma, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), priorizou o convênio com 74 agricultoras, quase 95% do total.

Em Camaçari, a crescente participação feminina no campo foi destacada pelo secretário do Governo, José Gama, que na oportunidade representou o prefeito Elinaldo Araújo. Ele reforçou que a prioridade na assinatura dos primeiros contratos reflete na diversidade da atuação das mulheres rurais. “É mais uma forma que a gestão encontrou de valorizar e fortalecer essa força de trabalho”.

A assinatura dos contratos é fruto da Chamada Pública nº 6/2019, para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, que devem ser utilizados no abastecimento da rede socioassistencial e nos equipamentos de alimentação e nutrição do município. Após a assinatura dos documentos, o próximo passo é a compra dos alimentos, que deve acontecer até o início de abril. A previsão é de que no segundo semestre seja lançado um novo edital de chamada pública que irá beneficiar novos produtores rurais.

Em seu discurso, o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, falou que antes as mulheres eram vistas como meras ajudantes. “As trabalhadoras rurais têm se destacado em diferentes etapas do processo produtivo de alimentos e outras atividades relacionadas à geração de renda e desenvolvimento econômico social no campo”, salientou o titular da pasta.

Antônio Falcão lembrou ainda que o Mais Agricultura é uma iniciativa inédita no Estado da Bahia e, através da Lei 1.569/2018 prevê a compra, com recursos próprios do município, da produção da agricultura familiar direto do produtor rural. “A medida, ao mesmo tempo em que incentiva a produção agrícola, fortalece as ações desenvolvidas por instituições beneficentes de Camaçari”.

Inicialmente, serão adquiridos 49 tipos de alimentos, que beneficiarão mais de 30 entidades socioassistenciais. Entre elas: creches, abrigos e os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Atenção Psicossocial (Caps), que cuidam de um público variado, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Feliz da vida por ser uma das contempladas pelo programa, a agricultora Regina dos Reis Almeida, 60 anos, falou que estava se sentindo importante e representada pela iniciativa da prefeitura. “As produtoras rurais no município precisamos disso, ter mais visibilidade no trabalho desenvolvido”, disse.

Regina é produtora de frutas, hortaliças e pescados há mais de 20 anos, na região de Lagoa Seca, e escoa os seus produtos nas feiras itinerantes da agricultura familiar de Jauá e Monte Gordo. “Os ganhos que estamos tendo fazendo parte dos programas desenvolvidos pela Sedap são enormes. Com esses incentivos a gente não corre mais o risco de perder nossa mercadoria”, destacou.

Através do Mais Agricultura, os alimentos serão comprados e entregues ao Banco de Alimentos, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), pasta responsável pela distribuição juntamente com a Sedap. A expectativa é de que duas mil famílias sejam beneficiadas. O investimento deve ultrapassar R$ 1 milhão anualmente.

Veja também

Operação da Transposição do Rio São Francisco passa a ser gerida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regiona

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) assumiu neste mês a gestão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!