segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Programa “A Escola e o Legislativo” da AL-BA termina março com a visita de mais de mil estudantes
sexta-feira 31 de março de 2023 às 12:21h

Programa “A Escola e o Legislativo” da AL-BA termina março com a visita de mais de mil estudantes

NOTÍCIAS


Mais de mil estudantes de escolas das redes públicas estadual e municipal de ensino participaram este ano do programa “A Escola e o Legislativo”, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que passou a receber as visitas dos alunos de comunidades periféricas da Região Metropolitana de Salvador a partir de 7 de março. Eles acompanharam de perto como funciona o cotidiano da Casa das Leis, interagiram com os servidores e parlamentares e apreenderam conceitos sobre o desenvolvimento do processo político. Finalizando as atividades deste mês, a semana inteira do programa foi dedicada à Escola Estadual David Mendes Pereira, localizada no bairro de São Marcos, na capital baiana.

Na tarde de terça-feira (28), 49 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, na faixa de 16 a 18 anos, conheceram diversos setores da Assembleia Legislativa e assistiram a palestras informativas, com ilustrações relevantes sobre diversas temáticas. Laura Ramos, uma das coordenadoras do programa, explicou sobre o funcionamento do Poder Legislativo; a servidora pública Marilanja Pereira, formada em Letras Vernáculas, discorreu a respeito da Estrutura Organizacional da AL-BA e Cláudio Oliveira apresentou o Memorial da Casa do Povo.

Coube ao professor de história, Evandro Carvalho, mostrar aos jovens estudantes a arte do argentino Hector Bernabó, o Carybé, que, na pirâmide de concreto da fachada do Edifício Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, exibe elementos e personagens da cultura afro-brasileira. Também museólogo, ele falou sobre o trabalho minucioso do artista plástico Carlos Bastos, que adorna uma parte lateral do Plenário Orlando Spínola, descrevendo o painel como uma temática religiosa católica, que é a Procissão do Bom Jesus dos Navegantes, tendo o artista a liberdade de colocar na Galeota Gratidão do Povo, que navega pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, pessoas que marcaram a vida da Bahia, no Século XX, como Jorge Amado, Menininha do Gantois, Olga de Alaketu, Irmã Dulce, Dom Lucas Moreira Neves, Marta Rocha, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e tantas figuras ilustres da nossa terra, inclusive do mundo político.

Na programação da manhã desta quinta-feira (30), além de ouvir a palestra da professora Marilanja Pereira e da servidora Rosângela Lopes, que detalhou o Acervo da Biblioteca, os alunos e alunas da Escola David Mendes Pereira tiveram a oportunidade de conversar com o deputado Samuel Junior (Republicanos). Direto do plenário, exatamente do local onde exerce as suas funções como legislador, o parlamentar explicou, dentre outras coisas, a diferença entre as sessões ordinárias, extraordinárias, especiais e solenes, bem como a tramitação dos projetos de lei na Casa Legislativa.

Para a professora de Português, Katia Valentina, que trouxe pela tarde uma nova turma de 40 estudantes da mesma escola para participar do programa, é muito importante esta proximidade com o Parlamento, porque eles precisam saber de que forma os deputados e deputadas atuam, de que maneira o voto deles está sendo representado. Ela considera fundamental essa integração com o Poder Legislativo, já que todas as decisões relevantes passam pela política. “Os jovens necessitam entender o mecanismo de funcionamento de uma sociedade democrática, aprender a se posicionar, a fazer escolhas, a defender seus pontos de vista e tudo isso faz parte do universo do adolescente na formação básica”, declarou a professora.

A Escola do Legislativo da Bahia, sob o comando da diretora Fernanda Guedes, está vinculada à Superintendência de Recursos Humanos (SRH), e foi criada em 2008, Completa, portanto, 15 anos de existência no dia 21 de maio de 2023. De acordo com Cynthia Rabelo, outra coordenadora do programa ” A Escola e o Legislativo”, as visitas pedagógicas contribuem para estimular a comunidade estudantil no entendimento da política, o que favorece a inclusão social e o exercício da cidadania. “Nós passamos muitos conteúdos sobre o universo da política. Cabe a esses jovens pesquisar, saber também, por meio das redes sociais dos parlamentares, o que os políticos estão propondo em benefício da sociedade e se aprofundar neste tema que faz parte de nossa vida”, finalizou a servidora.

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!