Nesta semana os profissionais socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Barreiras. Desta vez, o tema envolveu a proteção individual e o manejo de pacientes confirmados em estado moderado ou grave, além de casos suspeitos de Covid – 19. Para evitar aglomeração, os socorristas foram divididos em grupos menores para realização dos estudos teóricos e práticos.
Segundo o coordenador da Base Barreiras do SAMU 192, João Carlos Soares, todos os equipamentos necessários à proteção individual como: gorro, macacão impermeável (descartável), máscara, óculos, luvas de látex, botas impermeáveis e protetor facial estão disponíveis no dia a dia dos socorristas. “Nossa equipe possui todos os EPIs necessários aos cuidados, manejo e transporte de pacientes com suspeita ou confirmados para Covid – 19, de acordo com o recomendado pelos protocolos do Ministério da Saúde e Anvisa”, garantiu o coordenador.
A capacitação está sendo conduzida pelo enfermeiro Flávio Neves na área teórica, enfermeiro Ronaldo Adriano na parte prática e coordenada pelo enfermeiro João Carlos Soares, até a manhã desta terça-feira (31), com o objetivo de beneficiar os 48 profissionais da unidade entre enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem.
Importante aliado no encaminhamento seguro e primeiros socorros de pacientes, a equipe do SAMU também já está imunizada contra a gripe para proteger a todos, neste período de pandemia. Até o momento, apenas um paciente com sintomas leves teve diagnostico confirmado para Covid-19, em Barreiras.