Em uma ascensão inédita nos últimos anos, os profissionais de nível pleno assumiram a liderança das vagas em tecnologia em 2023. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Vagas For Business, ATS da Vagas, com base em 28.755 mil anúncios de oportunidades no setor de tecnologia publicadas de 2021 até o primeiro semestre de 2023.
Com a demanda por profissionais de tecnologia avançando rapidamente, principalmente a partir da pandemia, em 2020, a representatividade de profissionais de nível pleno em tecnologia registrou um crescimento recorde em 2023. Em 2021, elas representavam 30% das vagas em tecnologia, em 2022 caíram para 27% e, neste ano, cresceram para 34%. Outras oportunidades para níveis mais baixos como estágios, auxiliar e técnico também registraram aumento.
Obs. Os dados de 2023 são parciais, considerando apenas o período de Janeiro a Agosto.
O resultado colocou os profissionais deste nível no topo do ranking, desbancando o nível sênior, líder em 2021 e 2022, que teve um recuo significativo de 9% na representatividade das vagas publicadas, o que pode significar o início de uma tendência em que desenvolvedores plenos passarão a ganhar maior protagonismo no mercado.
“Estamos diante de uma possível adequação de mercado em que as empresas estão mudando o perfil de suas contratações. Há vários fatores que ajudam a explicar essa mudança, e a questão financeira, certamente, é uma delas”, explica Wesley Barreto, CEO da Vagas. “Em um cenário em que muitas companhias, sobretudo, startups, precisaram lidar com menos capital no mercado, a contratação de profissionais desse nível pode ajudar a aliviar custos, tendo em vista que desenvolvedores sênior possuem um custo salarial maior”, prossegue.
Modelo remoto lidera no setor tech
Enquanto os plenos lideram a representatividade no setor tech, a área lidera como a que oferece modelos de trabalho mais flexíveis em comparação às vagas em geral. O modelo híbrido, em que uma parte da jornada é cumprida na empresa e outra em casa (home office), é o mais praticado na área de tecnologia. Em 2023, responde por 42% das oportunidades, enquanto o mercado em geral anuncia somente 14% das vagas para este modelo. Vale destacar que esse modelo registrou um crescimento de 13 pontos percentuais entre as empresas de tecnologia de 2022 para 2023.
O segundo mais praticado é o modelo tradicional, em que o profissional trabalha presencialmente na empresa. Cerca de 33% das vagas de tecnologia são voltadas para esta modalidade, enquanto nas vagas em geral, o presencial responde por 73% das ofertas. Vale destacar ainda o modelo 100% remoto, que é um dos grandes diferenciais da área de tecnologia. No setor, o modelo representa 23% das vagas. Já no mercado geral, esse tipo de oferta corresponde a apenas 2% das contratações.
“Historicamente, o mercado de tecnologia tem apresentado uma maior flexibilidade às suas equipes. Isso ficou ainda mais evidente com o advento da pandemia. Embora praticamente todas as empresas já tenham retornado aos escritórios, esse setor é, sem dúvidas, um dos que mais tem aderido ao modelo remoto ou híbrido”, explica Luciana Calegari, Especialista em R&S da Vagas.
Mercado de tecnologia recua, mas deve voltar a crescer
O ano de 2022 foi desafiador para o mercado de trabalho em tecnologia. Após um crescimento acelerado, a partir do segundo semestre houve uma tendência de queda nas vagas, que avançou para o início de 2023. No total, em relação ao primeiro semestre de 2022, as vagas do primeiro semestre de 2023 registraram um recuo de 39%. Mas, quando analisado em relação ao último semestre de 2022, o recuo foi menor, de cerca de 15%.
“Entendemos que esse recuo foi uma correção do mercado, que realizou contratações em anos anteriores com bases em cenários futuros, sendo que muitos não se concretizaram. Era um movimento esperado. Acreditamos que esse momento tenha passado e que as empresas devem seguir expandindo suas contratações nos próximos meses”, afirma o executivo.
Novas cidades no ranking e seis registram crescimento
Quando observadas as cidades que mais realizaram contratações no período analisado, pode-se perceber que dentre as 10 com mais ofertas de vagas em tecnologia, seis registraram aumento em 2023 em comparação ao primeiro semestre de 2022.
Algumas cidades como Salvador, Ribeirão Preto e São Gonçalo são algumas das surpresas presentes no ranking das que mais cresceram em relação ao ano passado. O aumento expressivo pode indicar uma forte demanda por mão de obra deste tipo nesses locais.
Consultorias seguem na liderança da oferta de vagas em tecnologia
Analisando os 10 principais segmentos das empresas que no primeiro semestre de 2023 foram responsáveis por mais de 80% das vagas de tecnologia, as consultorias de recrutamento e seleção ainda permanecem como o segmento líder na publicação de vagas, seguido pelo de tecnologia e informática.