Na tarde de segunda-feira (18), a Comissão de Cultura e a Ouvidoria da Câmara realizou uma audiência pública para discutir a Cultura em Tempos de Pandemia. Realizada de forma remota e com transmissão através da Tv, facebook e site da Câmara, a audiência trouxe importantes recortes da realidade destes profissionais que foram um dos primeiros a sofrer os impactos causados pela pandemia da Covid-19.
O evento contou com a apresentação do projeto de lei de emergência da Cultura (PL 1075/2020) pela relatora e deputada federal Jandira Feghali (PCdoB). Participaram também os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB), Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB); os vereadores do município de Salvador, Claudio Tinoco (DEM), Suíca (PT) além do presidente da Fundação Gregório de Matos Fernando Guerreiro, do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barroso e membros da sociedade civil representada por Renata Hasseman, Matias Santiago, Gerson Silva.
“A audiência realizada evidencia o grau de organização da categoria e de toda a cadeia produtiva que envolve a cultura e, vem reforçar o eixo estruturante econômico deste seguimento para nossa sociedade. Peço aos profissionais que continuem se envolvendo com a mobilização, para que possamos obter a liberação de recursos”, disse o vereador e presidente da Comissão de Cultura de Salvador, Silvio Humberto (PSB).
Na próxima quinta-feira (21), será apresentado pela deputada federal Feghali (PCdoB) o relatório do projeto para categoria para que prossiga em regime de votação na Câmara. Já na segunda-feira (25), a Comissão de Cultura junto à Ouvidoria dará continuidade à Audiência de Cultura envolvendo a Assembleia Legislativa da Bahia e a Secretaria Estadual de Cultura. Em Salvador, tramita na Casa do Povo, o Projeto de Indicação 151/2020 de autoria do vereador Sílvio Humberto (PSB), que prevê a nível municipal, a liberação de auxílio emergencial no valor de R$270, para agentes culturais da cidade de Salvador. O projeto foi aprovado na Câmara e segue aguardando sanção do prefeito ACM Neto.