segunda-feira 16 de setembro de 2024
Home / POLÍTICA / Professores protestam durante Jornada Pedagógica em Bom Jesus da Lapa
quinta-feira 14 de fevereiro de 2019 às 13:00h

Professores protestam durante Jornada Pedagógica em Bom Jesus da Lapa

POLÍTICA


Deputado federal Arthur Maia (DEM) gravou um vídeo se solidarizando com os professores do município de Bom Jesus da Lapa que protestaram. O deputado chamou de imoral a contratação da prefeitura do município do oeste baiano para serviço referente à realização da Jornada Pedagógica na cidade.

Professores protestaram durante Jornada Pedagógica 

A abertura da Jornada Pedagógica da rede pública municipal de Ensino de Bom Jesus da Lapa, na segunda-feira(11), foi marcada, segundo o site Bom Jesus da Lapa notícias, pelo protesto de profissionais da Educação contra a Administração Municipal.

Segundo publicação, o ato aconteceu durante toda a manhã, na na entrada da AABB, onde o evento estava sendo realizado.

Os professores reivindicaram a regulamentação da Atividade Complementar (AC); o cumprimento da Lei 11.738/08, art. 2º § 4°, que trata do Piso Salarial, no que atine à carga horária do profissional do magistério; o comprimento da Lei 420/2013, art. 46 § 5º incisos I, II, III, IV e V; que diz respeito ao avanço vertical dos professores (Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério Municipal de Bom jesus da Lapa); o cumprimento dos art. 113 §3° da Lei 420/2013, que trata do processo seletivo para escolha dos coordenadores pedagógicos e de sua remuneração; o cumprimento dos arts. 49 e 50, parágrafo único, da Lei 420/2013, que trata do padrão remuneratório da progressão horizontal dos professores municipais; o cumprimento do que determina o art. 123 da Lei 420/2013, que disciplina o procedimento e requisitos para o enquadramento dos professores municipais e o Cumprimento do art. 109 da Lei 420/2013, que trata da eleição dos diretores escolares.

A pauta de reivindicações foi discutida e votada na última assembleia da categoria, com a participação de representações do Núcleo Sindical da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jesus da Lapa (SINSPUB). Que decidiram deflagrar paralisação por três dias, ensejando o não comparecimento na Jornada Pedagógica, que aconteceu nesta semana nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.

O movimento foi articulado, após o corte do pagamento da regência de classe dos professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de educação, que deixou os professores revoltados. A medida atinge também os profissionais que atuam no ensino de Jovens e Adultos (EJA).

O outro lado

Administração municipal alegou que o pagamento da regência de classe aos professores foi cortado em função de uma auditória na folha de pagamento do município, e este adicional não tem previsão legal.

 

Veja também

Arthur Lira se irrita com pecha de traidor após preterir Elmar em sucessão na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), externou a aliados segundo Catia Seabra, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!