A produção industrial de valor agregado da China, um indicador econômico importante, cresceu 6,6% anualmente em novembro, mostraram nesta sexta-feira dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
O crescimento acelerou-se do aumento de 4,6% registrado em outubro.
Em base mensal, a produção industrial subiu 0,87% em novembro.
A maior dos setores registrou taxas de crescimento de produção industrial mais rápidas em novembro ante o mês anterior. A produção da fabricação de equipamentos expandiu-se em 9,8% em termos anuais no mês passado, um salto de 3,6 pontos percentuais comparando com o de outubro e impulsionando a produção industrial geral em mais de 1 ponto percentual.
A fabricação de alta tecnologia registrou um aumento de 6,2% na produção industrial em novembro, uma alta mensal de 4,4 pontos percentuais, revelaram os dados.
Produtos de alta tecnologia, como células solares, robôs de serviço e circuitos integrados, continuaram seu desempenho estelar em novembro, com sua produção subindo 44,5%, 33,3% e 27,9%, respectivamente.
Nos primeiros 11 meses, a produção industrial da China cresceu 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, subindo 0,2 ponto percentual ante o crescimento de janeiro a outubro, de acordo com o DNE.
A produção industrial é usada para medir a atividade das grandes empresas, cada uma com um volume anual de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões).