O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última sexta-feira (22), o Boletim Mensal de Energia referente ao mês de setembro de 2023. O documento traz entre os destaques a alta de 16,3% na produção de biodiesel no ano, como consequência da resolução nº 3/2023 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A medida aumentou para 12% o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel vendido ao consumidor final, assim como a evolução progressiva deste percentual.
O biodiesel em substituição ao diesel fóssil contribui para redução das emissões de gases de efeito estufa, além de reduzir a necessidade de importação do combustível fóssil. Diante dessa importância, em dezembro de 2023, o CNPE aprovou a antecipação do mandato de 14% na mistura de biodiesel ao diesel para março de 2024 e de 15% para março de 2025. O gráfico demonstra o crescimento da produção de biodiesel no ano.
Outro destaque do BME de setembro foi que, nesse mês, houve uma maior demanda por produtos da cana-de-açúcar, que de acordo com o levantamento mais atual da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), poderá ter um aumento de 27,4% em relação à safra de 2022/2023. O gráfico abaixo mostra o avanço da produção e exportação de açúcar.
O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME).