sábado 23 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / ProcLegis leva celeridade e transparência à tramitação das proposições na AL-BA
segunda-feira 26 de abril de 2021 às 06:58h

ProcLegis leva celeridade e transparência à tramitação das proposições na AL-BA

NOTÍCIAS


O Parlamento baiano deu um salto tecnológico, nos últimos dois anos, implantando novas ferramentas e readequando seu quadro de funcionários e setores para um novo paradigma da era digital, que dispensa uso de papel, carimbos, impressoras, protocolos, assinaturas e despachos manuais, além de pilhas de documentos físicos. Nada mais ilustrativo dessa mudança do que o novo ProcLegis, o Sistema de Processamentos Legislativos, que traz maior celeridade e transparência à tramitação das proposições parlamentares.

O ProcLegis, agora 100% digital, está na ponta de outros sistemas da Casa, que se fizeram urgentes por conta da pandemia, tais como o PaperLess, responsável pela tramitação virtual de documentos entre órgãos, setores e pessoas, assinados digitalmente pela certificação digital, outro avanço implementado recentemente. Juntos, ProcLegis e PaperLess são fundamentais para o êxito do programa Papel Zero, que pode representar uma economia anual de R$ 2 milhões para o Parlamento.

Os processos legislativos, encaminhados pelo PaperLess, são recepcionados no ProcLegis, regimentalmente acessado exclusivamente pelos setores ligados à Superintendência de Assuntos Parlamentares (SAP), que dá início a todo rito de tramitação agora digital. Então todo caminho percorrido pela proposta, desde o registro do seu número até a sua apreciação em plenário, estará digitalizado, detalhado e disponível para qualquer pessoa no portal da Assembleia Legislativa (www.al.ba.gov.br).

“O ProcLegis é um ambiente digital para a tramitação dos projetos e matérias legislativas. O trâmite anterior – que incluía a circulação de papel e assinaturas manuscritas – passou a ser totalmente digital, mas manteve a liturgia e as responsabilidades de cada setor, já que foi construído respeitando o Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Bahia”, explica Alexandre Guimarães, gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Casa.

Com o objetivo de modernizar a estrutura do Legislativo, diferentes sistemas tecnológicos passaram a fazer parte do cotidiano dos servidores e deputados, graças à diligência das equipes de servidores da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DEPTI). Iremos dedicar matérias nesse espaço – batizado de “Transformação Digital” – para melhor publicizar essas ferramentas ao público interno e externo, mostrando suas funcionalidades e colaborando para facilitar seu acesso.

ProcLegis facilita busca por proposições no site da AL-BA

O novo ProcLegis foi lançado dia 20 de janeiro de 2021. Esse marco está caracterizado ao abrir a aba Atividade Legislativa do portal da Assembleia, onde o internauta verá duas opções de banco de dados: Proposições até 19/01/2021 – que mantém o registro do Proclegis anterior, implementado em 2007 a partir de um convênio de cooperação com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina – e Proposições após 19/01/2021, já sob a nova atualização do sistema, também promovida por celebração de convênio com a mesma instituição.

O sistema de busca no site permite pesquisar através de palavras-chaves, de autor, número ou tipo da matéria (projeto de lei, indicação, moção, requerimento etc), além da filtragem por períodos e datas. “Internamente, seu uso pode evitar, por exemplo, a similaridade de proposições, uma das principais demandas dos deputados e secretários parlamentares”, relata Alexandre Guimarães. Segundo ele, a tramitação ganhou em riqueza de detalhes, com anexos de parecer e emendas, por exemplo. “No processo anterior, muitas vezes apenas constava o texto original do projeto, talvez o registro por onde passou e seu resultado”, explicou.

As inovações promovidas pela SRH e DEPTI potencializam a eficiência, a publicidade e a economicidade da gestão pública. Desde setembro do ano passado, todos os servidores efetivos e temporários e deputados abrem os processos administrativos e legislativos pelo Paperless Leg. Para isso, foi necessário emitir o certificado digital e ter a assinatura digital. A Assembleia continua intensificando a inclusão digital dos seus servidores às novas ferramentas, disponibilizando manuais, vídeos e tutoriais, além de oferecer treinamentos (nesse momento, no modo remoto), entre outros auxílios prestados pela equipe de TI da Casa.

Veja também

Trump escolhe gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou nesta última  sexta-feira (22) o gestor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!