Uma procissão marítima levou, na manhã desta quarta-feira (15), a imagem do Senhor do Bonfim em direção à Igreja da Conceição da Praia, no Comércio. A programação teve início às 8h, com a procissão partindo da Marina da Penha, na Ribeira, em direção ao Porto da Barra, retornando e finalizando no Terminal Náutico da Bahia. A realização do evento é do Santuário do Senhor do Bonfim, com apoio da Barco Show Eventos, da Marinha do Brasil, da Associação Náutica da Bahia e da Prefeitura de Salvador, e precede a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16), com procissão até a Colina Sagrada, no Bonfim.
Segundo o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, o evento era para ter acontecido domingo, mas devido ao mau tempo, não foi possível. “Tivemos uma grande mobilização acompanhando a saída. É um momento que a imagem do Senhor do Bonfim vai se encontrar com a mãe, Nossa Senhora da Conceição, e passar essa noite celebrando com muita fé, para amanhã de manhã retornar à igreja da Basílica do Senhor do Bonfim. É um momento muito importante, não só para a Bahia, mas para todos que visitam nossa terra”, declarou.
“Jesus, o amado Senhor do Bonfim, na sua vida pública, ele também navegou. Ele realizou o milagre da multiplicação dos pães, da pesca milagrosa, então o mar sempre teve uma relação com ele. E ele chegou de Portugal, isto é, a sua imagem, veio em uma nau e chegou aqui na Baía de Todos-os-Santos. Então, a procissão que fizemos é para recordar a sua chegada há 280 anos. E amanhã (16) Ele voltará nos braços do povo”, disse o padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim,
O Juiz Presidente da Irmandade do Santuário do Senhor do Bonfim, Marcelo Sacramento, lembrou que a procissão marítima nasceu através de uma promessa. “A promessa do Capitão Teodósio nasceu de uma intempérie que ele viveu no mar. Então a ideia é que esse deslocamento do Bonfim para a casa da sua mãe, Nossa Senhora, venha pelo mar. E isso é uma coisa que foi implantada pelo padre Edson Menezes e está virando uma tradição, com uma aceitação muito grande”, avaliou.
Apoio marítimo
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) prestou apoio à procissão, com três agentes acompanhando a embarcação principal. “Como de costume, a Salvamar apoiou a procissão marítima que aconteceu hoje. Foram dois salva-vidas no catamarã e um na embarcação, dando total apoio e segurança para que a travessia ocorresse da melhor forma possível. Estamos aí para mais um ano fazer com que o evento aconteça sem nenhum tipo de intercorrência”, afirmou o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.