Primeiro veio o inverno cripto, depois a suposta fraude forjada pelo fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, e agora os processos. A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) entrou na Justiça, na última semana, contra as maiores bolsas de criptomoedas do mundo, a Binance e a Coinbase. Isso aprofunda as tensões entre o governo e uma indústria volátil, marcada por escândalos e colapsos do mercado, e põe em xeque o futuro da indústria.
A Binance e a Coinbase são acusadas de terem violado a lei ao operar como bolsas de valores sem registrar seus negócios na SEC. A Binance enfrenta acusações adicionais, assim como o CEO, de desviar fundos de clientes para um negócio separado, entre outras acusações. Mais recentemente, a SEC pediu a um juiz federal que congelasse os ativos da plataforma americana da Binance.
Os processos são os mais recentes em uma disputa contínua entre funcionários do governo que descrevem a indústria cripto como o “Velho Oeste” e criadores de ativos digitais que buscam legitimar a criptomoeda como uma moeda do futuro.
Os líderes do setor dizem que, com as ações mais recentes, os reguladores dos EUA sinalizam com mais clareza que procuram garantir que a criptomoeda não tenha espaço no sistema financeiro tradicional.