domingo 30 de junho de 2024
Foto: Divulgação/FMI
Home / NOTÍCIAS / Processo de reestruturação de dívidas soberana melhora, com cooperação e reformas, diz FMI
quinta-feira 27 de junho de 2024 às 16:37h

Processo de reestruturação de dívidas soberana melhora, com cooperação e reformas, diz FMI

NOTÍCIAS


Diretora do Departamento de Estratégia, Política e Revisão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ceyla Pazarbasioglu afirma que algumas reestruturações de dívidas soberanas “têm enfrentado atrasos significativos”, mas diz que o FMI trabalha com outros agentes para acelerar esse processo. “O progresso alcançado até agora mostra como o mundo pode trabalhar junto para reduzir riscos”, avalia, em texto publicado nesta quarta-feira no blog da instituição.

A autoridade diz que o Arcabouço Comum, endossado pelo G20,que leva credores a trabalhar juntos para ajudar a reestruturar dívidas quando necessário, começa a surtir efeitos, ao reduzir o tempo por um acordo em nível de staff do Fundo e entregar garantias financeiras de credores oficiais, necessárias para a aprovação do programa.

Como comparação, ela menciona que o programa de Gana levou cinco meses para cobrir essas etapas, quase a metade dos casos de Chade, em 2021, e Zâmbia, em 2022. “As conversas com a Etiópia devem ser mais rápidas, perto dos costumeiros dois a três meses”, acrescenta.

Pazarbasioglu vê as partes envolvidas com mais experiência em trabalhar juntas nesses acordos, inclusive credores oficiais não tradicionais, como China, Índia e Arábia Saudita. Segundo ela, de qualquer modo é preciso fazer mais para lidar com desafios e evitar estresses nas dívidas, em ambiente de juros elevados e necessidades de financiamento para o desenvolvimento econômico e lidar com mudanças climáticas, por exemplo.

Veja também

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!