terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Problema de câmbio do Renegade pode afetar outros modelos Fiat e Jeep
terça-feira 30 de maio de 2023 às 12:22h

Problema de câmbio do Renegade pode afetar outros modelos Fiat e Jeep

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O problema de câmbio AT6 do Jeep Renegade, investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), pode afetar outros modelos da Jeep e também da Fiat. É que o câmbio em questão, o Aisin TF72-SC, assim como seu trocador de calor, também equipa versões de modelos como os Jeep Compass e Commander, além dos Fiat Toro, Argo e Cronos (todos com o motor 1.8 E.torQ), Pulse Abarth e Fastback Limited Edition (ambos com motor T270).

Reportagem publicada pela revista eletrônica Reparação Automotiva indica conforme Enio Greco, que os técnicos reparadores e a Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática têm conhecimento desse problema em modelos equipados com o câmbio Aisin TF72-SC desde 2018.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, o Procedimento Administrativo (PA) MPMG-0024.21.016837-3 investiga apenas a contaminação no câmbio AT6 (Aisin TF72-SC) do Jeep Renegade. O Procon-MG está coletando informações de proprietários do modelo afetado por esse vício.

Portanto, não é garantido que as reclamações de clientes de outros modelos que tiveram problemas com o trocador de calor e/ou vazamento do líquido de arrefecimento do câmbio AT6 (Aisin TF72-SC) sejam levadas em consideração nessa apuração. Nesse caso, o Ministério Público de Minas Gerais pode ser acionado por meio do Procon-MG ou pela Ouvidoria.

De forma independente, um grupo de proprietários de modelo da Jeep foi criado para reunir relatos do trocador de calor do câmbio AT6 (Aisin TF72-SC). De acordo com esses consumidores organizados, em algumas situações, mesmo com o veículo fora da garantia, o fabricante autoriza o reparo sem ônus. Porém, para outros clientes, mesmo com o carro em garantia, a solução é negada.

Como ocorre a falha no câmbio AT6 (Aisin TF72-SC)?

A contaminação do câmbio AT6 (Aisin TF72-SC) do Jeep Renegade, assim como o de outros modelos da Fiat e Jeep, se dá por falha no trocador de calor, responsável por resfriar a transmissão.

Com o tempo, esse componente permite que o fluido de arrefecimento do motor, também usado para resfriar a transmissão, vaze para dentro do câmbio automático, resultando em danos e um enorme prejuízo. Alguns clientes cujos veículos foram afetados pela falha relatam prejuízo de R$ 20 mil, conforme reportagem da Quatro Rodas.

O VRUM entrou em contato com a Stellantis, grupo responsável pelas marcas Fiat e Jeep, para entender seu posicionamento a respeito desse caso. Foram questionados se o grupo já identificou o problema do câmbio do Renegade em outros modelos de outras marcas que usam a mesma transmissão e trocador de calor e se existe a intenção dos fabricantes fazerem o reparo. Segue abaixo a resposta da Stellantis:

“Com total transparência e seriedade a Stellantis disponibiliza produtos da mais alta tecnologia e segurança e que respeitam a legislação em vigor. Oferecemos produtos reconhecidos e premiados, com engenharia, desenvolvimento e qualidade globais, e que já receberam várias premiações nacionais e internacionais, além de serem vencedores em muitos comparativos na imprensa especializada. Não existem vícios de produto, problemas crônicos ou falhas de projeto. Quaisquer dúvidas, sugerimos que os clientes procurem nossas concessionárias credenciadas ou os canais oficiais de atendimento”.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham sem direção única, com ganhos em Xangai e perdas em Tóquio

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira (24), com liquidez reduzida antes do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!