O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), moção de aplausos pela pelo aniversário de 190 anos da cidade de Feira de Santana. “Dia 18 de setembro, com enorme alegria que transborda em meu peito, comemoro os históricos 190 anos de emancipação política da minha querida cidade de Feira de Santana, a nossa Princesa do Sertão”, escreveu o parlamentar, no documento, saudando todo feirense, a quem definiu como “um povo trabalhador, guerreiro e firme em seus princípios”.
O republicano solicitou que a Casa dê ciência do documento ao prefeito Colbert Martins, à presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota, ao secretário municipal de Serviços Públicos, Eli Ribeiro, e ao vereador Petrônio Lima. Nele, há informações sobre a origem do lugar, datada do século XIX, “quando um casal de portugueses fundou uma fazenda de nome Santana dos Olhos d’Água, que veio a ser sede do povoado por onde passavam vaqueiros e viajantes, formando-se uma feirinha”.
De povoado à vila, e de vila à categoria de cidade, o deputado crê que parte da história do município – apelidado de “Princesa do Sertão” por Ruy Barbosa, em 1919 – confunde-se com a sua própria história pessoal, política e profissional: “Em 1995, cheguei em Feira com a minha esposa e lá, vi meus dois filhos crescerem. A partir daí, pude acompanhar e trabalhar pelo desenvolvimento da cidade”. Ele relata, a seguir, sua graduação em jornalismo em uma faculdade local, suas eleições para vereador do município (2004 e 2008) e para deputado estadual (2010, 2014, 2018 e 2022), e sua candidatura à Prefeitura de Feira de Santana em 2020.
“O carinho pela cidade, que adotou este potiguar como seu filho de coração, vai ainda mais além. Há 22 anos, eu participo do programa Tribuna do Povo, da Rádio Cultura AM 700-Rede Aleluia 107,1, entrevistando autoridades, ouvindo reivindicações da população e levando às secretarias municipais. Além disso, apresento o quadro Cantinho da Vovó, passando orientações de saúde, direitos e a Palavra de Deus ao público idoso feirense”, completa José de Arimateia.