A Ajuda de Custo, conforme prevista na Lei 9.665/2023 e regulamentada pelo Decreto 37.298, que tem como objetivo principal apoiar, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), os esportistas e auxiliá-los nas despesas relacionadas às participações em eventos esportivos de grande relevância, já surte efeito e os quatro primeiros atletas que receberam recursos neste sentido, ganharam medalhas no Rio de Janeiro em um campeonato internacional neste final de semana.
Ana Clara Barros de Araújo Sena, com 11 anos, medalha de ouro no Campeonato Baiano, no Brasil Cup e no Norte Nordeste; Ananda Beatryz Freitas Borges, também com 11 anos, que começou a treinar aos 5 anos e alcançou o lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro CBJJ e no Campeonato Baiano, bem como Stella Caroline Carvalho Chagas, de 9 anos, que obteve medalhas de ouro no Campeonato Baiano, no Brasil Cup e no Norte Nordeste e Israel Luis Adorno Barreto, com 12 anos, que conquistou medalhas de ouro no Abudabi AJP Tour, no Brasil Cup e é multicampeão no Campeonato Baiano, todos patrocinados pela Prefeitura de Salvador, do Projeto Boa Luta, participaram do Campeonato KIDS INTERNACIONAL 2023 de Jiu-jítsu.
Na bagagem, Ananda volta conquistando o lugar mais alto do pódio em sua categoria e traz o ouro, enquanto Ana Clara, da mesma categoria, o bronze. Já Stella Caroline, de apenas nove anos, traz a prata e Israel outro bronze, numa competição que contou com atletas de todo o mundo.
Segundo Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, “é com imensa satisfação que damos início a esse apoio fundamental aos atletas de Salvador. Esta é uma iniciativa que reflete o comprometimento da Prefeitura em promover o esporte como uma ferramenta de inclusão social capaz de transformar vidas”.
A concessão desta ajuda de custo é uma iniciativa da SEMPRE e segue as diretrizes estabelecidas pelo Poder Executivo. Anualmente, o montante máximo a ser destinado para esse propósito será determinado pelo Poder Executivo, permitindo a continuidade do programa e beneficiando um número maior de atletas ao longo do tempo.
Os principais objetivos dessa iniciativa são os seguintes:
Promover a prática e o desenvolvimento do esporte entre os atletas municipais: A Ajuda de Custo tem o propósito de incentivar a prática esportiva entre os atletas locais, sejam eles amadores ou profissionais. Isso não só contribui para a saúde e bem-estar da população, mas também ajuda a descobrir e desenvolver talentos esportivos na cidade.
Recrutar, selecionar, formar e desenvolver atletas: O programa não se limita apenas a fornecer auxílio financeiro, mas também visa identificar, recrutar e formar atletas promissores. Através desse suporte, a Prefeitura de Salvador busca criar condições favoráveis para o desenvolvimento contínuo dos esportistas locais.
Manter atletas selecionados e equipes que representem o Município de Salvador em competições, torneios e eventos esportivos de âmbito nacional e internacional: Através dessa ajuda financeira, a prefeitura busca garantir a representação consistente do município em eventos esportivos de grande visibilidade. Isso oferece oportunidades valiosas para os atletas demonstrarem seu talento em cenários competitivos maiores.
Para mais informações sobre a concessão da Ajuda de Custo, acesse o site oficial da SEMPRE através do link: https://sempre.salvador.ba.