É cada vez mais provável que o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anuncie sua intenção de renunciar, embora ainda não tenha tomado uma decisão final, disse neste último domingo (5) uma fonte da Reuters familiarizada com o pensamento de Trudeau.
A fonte falou à Reuters depois que o Globe and Mail informou que Trudeau deveria anunciar ainda na segunda-feira que deixaria o cargo de líder do Partido Liberal do Canadá, após nove anos no cargo.
A fonte pediu anonimato porque não estava autorizada a falar publicamente.
A saída de Trudeau deixaria o partido sem um líder permanente em um momento em que as pesquisas mostram que os liberais perderão feio para os conservadores da oposição oficial em uma eleição que deve ser realizada no final de outubro.
Fontes disseram ao Globe and Mail que não sabiam definitivamente quando Trudeau anunciaria seus planos de sair, mas disseram que esperam que isso aconteça antes de uma reunião de emergência dos legisladores liberais na quarta-feira (8).
Um número crescente de parlamentares liberais, alarmados por uma série de pesquisas pessimistas, pediram publicamente que Trudeau renunciasse.
O gabinete do primeiro-ministro não respondeu imediatamente a um pedido de comentário fora do horário comercial regular. A agenda regularmente publicada do primeiro-ministro para segunda-feira dizia que ele participaria virtualmente de uma reunião do comitê de gabinete sobre as relações Canadá-EUA.
Ainda não está claro se Trudeau sairá imediatamente ou permanecerá como primeiro-ministro até que um novo líder liberal seja escolhido, acrescentou a reportagem do Globe and Mail.