O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa retornou ao Brasil segundo o Airway, para preparativos finais de entrega pela Embraer, prevista para setembro.
A aeronave com matrícula civil PT-ZDK esteve na Europa por vários meses, participando de eventos como o Paris Air Show e também realizando testes de equipamentos da OTAN que serão usados pela força aérea.
O KC-390 decolou de Évora, onde ficam as intalações da OGMA, subsidiária da Embraer em Portugal, no dia 20 de julho, fez escalas técnicas em Espargos e Recife até pousar em São José dos Campos.
A Força Aérea Portuguesa encomendou cinco aeronaves multimissão que ficarão sediadas na Base Aérea nº 11, em Beja. O primeiro KC-390 receberá a designação militar 26901, de acordo com o site Pássaro de Ferro.
Portugal foi o primeiro cliente estrangeiro do C-390 Millennium em 2019. O país já era parceiro industrial no programa e a encomenda era esperada, sobretudo pelos investimentos da Embraer em suas subsidiárias, que produzem partes importantes da aeronave.
Além de Portugal e o Brasil, que encomendou 28 aviões, mas cancelou nove deles, a Hungria adquiriu dois KC-390 e a Holanda selecionou o Millennium e deve assinar contrato para cinco aeronaves.