quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Primeiro Chefe de Estado anuncia que vai à posse de Bolsonaro

Primeiro Chefe de Estado anuncia que vai à posse de Bolsonaro

terça-feira 30 de outubro de 2018 às 10:18h

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta última segunda-feira (29) que comparecerá, em 1º de janeiro, à posse de Jair Bolsonaro como novo presidente do Brasil. O sul-americano foi o primeiro líder internacional a confirmar presença oficialmente.

Em Santiago, Piñera também confirmou a jornalistas que o Chile será o primeiro país a ser visitado pelo novo presidente do Brasil.

O governante telefonou para Bolsonaro nesta segunda para reiterar os cumprimentos pela vitória de domingo no segundo turno das eleições e o convite para que ele visite o Chile, feito primeiramente pelas redes sociais.

O chileno também propôs a Bolsonaro que trabalhem unidos, “com vontade, força e visão de futuro a favor do bem-estar de nossos povos e da integração”.

Na conversa de cinco minutos por telefone, foram abordados temas como o chamado Corredor Bioceânico e o tratado de livre comércio assinado há poucos dias pelos dois países.

O Corredor é um projeto de ligação por meio de ferrovias e rodovias dos países do Mercosul e o Chile, destinado a incrementar as comunicações entre os países da região.

“Eu o parabenizei por um ato democrático da sociedade brasileira que foi impecável, pela grande vitória nas eleições e também conversamos sobre temas que interessam aos dois países, e ele confirmou que visitará o Chile”, ressaltou Piñera.

Em Brasília, mais cedo, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), cotado para ser ministro da Casa Civil, também disse que o Chile será o primeiro país visitado por Bolsonaro depois da posse do capitão.

O chileno foi enfático em seu apoio a Bolsonaro durante a campanha eleitoral. A proximidade entre Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda do governo do capitão, e Piñera também auxiliou nos contatos. O presidente chileno e Guedes estudaram juntos nos Estados Unidos.

A decisão de Bolsonaro de escolher o Chile como o primeiro destino de seu governo contraria a tradição brasileira, já que os últimos presidentes eleitos escolheram a Argentina, país com o qual o Brasil está ligado pelo Mercosul e com o qual mantém intensa vinculação produtiva, como primeiro destino internacional.

Veja também

Policial preso por planejar morte de Lula trabalhou para PT da Bahia

Preso por suspeita de envolvimento em um suposto plano para matar o presidente Lula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!