As primeiras pesquisas do Ibope feitas no Nordeste indicam que os candidatos de partidos de esquerda ou alinhados com Lula poderão ter grande desempenho na região.
Por esses levantamentos, Camilo Santana (PT) lidera no Ceará, Fátima Bezerra (PT) está na frente no Rio Grande do Norte, e Valadares Filho (PSB) aparece em primeiro em Sergipe. Em Alagoas, Renan Filho (MDB), que ao lado do pai, Renan Calheiros, é aliado declarado de Lula, também surge na frente.
A chance de haver uma onda de esquerda por aqui se amplia já que vários Estados ainda não tiveram pesquisas feitas pelo Ibope, mas indicam bons cenários para candidatos desses partidos ou alinhados com Lula.
No Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) é favorito à reeleição. No Piauí, o petista Wellington Dias também busca um novo mandato.
Aqui na Bahia, o governador Rui Costa (PT) pode garantir outra vitória.
Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) deve enfrentar dificuldades contra Armando Monteiro (PTB), mas ambos pregam apoio a Lula. Na Paraíba, a situação é mais complicada, já que o governador Ricardo Coutinho (PSB) não pode mais disputar e lançou seu ex-secretário de Infraestrutura João Azevedo (PSB).
Por M.M.