sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Eudes Benício/GOVBA
Home / NEGÓCIOS / Primeira usina de hidrogênio verde do Centro-Oeste está prevista para 2024
sexta-feira 1 de março de 2024 às 16:40h

Primeira usina de hidrogênio verde do Centro-Oeste está prevista para 2024

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, vai abrigar segundo Felipe Erlich, da Veja, a primeira usina de hidrogênio verde do Centro-Oeste brasileiro, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2024. Estima-se que a usina vai atrair investimentos na ordem de dois bilhões de reais até 2030. O projeto piloto consiste numa parceria entre a UFMS, a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a empresa de energia renovável Green World Energy Hydrogen (GWE).

O hidrogênio verde é uma fonte renovável de energia obtida por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, em que se utiliza uma corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Sendo uma tecnologia recente, há uma carência de mão de obra especializada em operar usinas do tipo. O empreendimento em Campo Grande vai capacitar cerca de 500 profissionais, como professores e engenheiros, para atuar na área, por ano.

Para o presidente da Green World Energy Hydrogen (GWE), Marcelo Vieira, a parceria com a universidade federal será de grande ajuda ao setor privado brasileiro. “O objetivo deste trabalho é, também, tornar a usina um centro de excelência em pesquisas de hidrogênio verde no Centro-Oeste do país para que empresas privadas possam desenvolver suas pesquisas”, diz. Nas instalações, serão feitos estudos sobre tecnologias derivadas do hidrogênio verde, como os chamados diesel verde e fertilizantes verdes. “A iniciativa reafirma a posição da universidade na vanguarda da inovação científica em sustentabilidade”, diz o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!