segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Primeira reunião de Órgão da ONU para a Inteligência Artificial resulta em recomendações para governos
segunda-feira 11 de dezembro de 2023 às 20:36h

Primeira reunião de Órgão da ONU para a Inteligência Artificial resulta em recomendações para governos

MUNDO, NOTÍCIAS


A Organização das Nações Unidas (ONU) sediou, entre 4 e 8 de dezembro, o primeiro encontro presencial do Órgão Consultivo das Nações Unidas para a Inteligência Artificial (AIAB). A secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Estela Aranha, participou do encontro. Ela faz parte do órgão formado por integrantes de diferentes nações e adiantou que o grupo dará recomendações aos países na governança da inteligência artificial.

“O objetivo de nosso grupo é navegar pelas complexidades da IA no mundo de hoje e garantir que ela atenda a humanidade globalmente. Os insights e recomendações do nosso relatório estão alinhados com as Metas de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, que têm a proteção dos direitos humanos como eixo”, explicou Estela.

As reuniões contaram com a presença do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. O mandatário acompanhou de perto o trabalho. “A presença de Guterres reforça que o tema de cibersegurança é de importância central para a ONU”, avaliou a secretária.

Insights para governos

As discussões do AIAB abrangem áreas-chave, incluindo desenvolvimento ético de IA, estruturas políticas globais e estratégias para mitigar riscos, além de maximizar o potencial da IA para benefícios sociais.

Conforme anunciado por António Guterres, o AIAB apresentará um relatório, no final de 2023, com recomendações preliminares em três áreas: fortalecer a cooperação internacional na governança da Inteligência Artificial (IA); construir consensos científicos sobre riscos e desafios; e fazer com que a IA funcione para toda a humanidade.

“Estas recomendações fazem parte da proposta do Global Digital Compact, coordenada pelo SUNTech Envoy, que será sugerida para a adoção aos chefes de estado no próximo Summit of the Future, em Setembro de 2024”, adiantou o secretário-geral da ONU.

O relatório enviado aos governos tem como objetivo fornecer insights práticos para formuladores de políticas e líderes do setor. “Acreditamos que servirá como pedra angular para futuros diálogos sobre governança global da IA”, destacou Estela Aranha.

Veja também

Deputada elogia prefeitura de Banzaê pela realização da ‘VI ExpoCaju’

A deputada estadual Fátima Nunes (PT) parabenizou a realização da VI ExpoCaju 2024, que aconteceu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!