Desde que assumiu o seu terceiro mandato, Lula já passou por 14 países, sendo sete na Europa, quatro nas Américas e três na Ásia. Logo mais, o presidente vai fazer sua primeira passagem pelo continente africano, em uma “escala” de uma hora e meia (segundo sua agenda oficial) no Aeroporto Internacional da Praia, capital de Cabo Verde. Na ocasião, ele terá um encontro com o presidente José Maria Neves.
Durante sua semanal “conversa com o presidente”, transmitida de Bruxelas nesta terça, Lula explicou que iria passar em Cabo Verde “porque o avião não chega diretamente ao Brasil”.
“E vou aproveitar para passar em Praia, que é a capital de Cabo Verde, para conversar um pouco com o presidente de Cabo Verde, e depois eu regresso ao Brasil pra desenrolar os problemas do Brasil”, declarou.
Antes de visitar a Bélgica, onde chegou no domingo, o presidente havia passado por Argentina (duas vezes), Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, Japão, Itália, Vaticano, França e Colômbia.