sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Presidentes dos Tribunais de Contas se reúnem para alinhamento e aperfeiçoamento das ações
quarta-feira 29 de novembro de 2023 às 16:52h

Presidentes dos Tribunais de Contas se reúnem para alinhamento e aperfeiçoamento das ações

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Presidentes das Cortes de Contas do país se reuniram na último terça-feira (28), na sala 6 do Centro de Eventos do Ceará, visando à troca de experiências e à discussão de projetos. O objetivo foi o alinhamento de ações entre os Tribunais. Um dos participantes do encontro, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcus Presidio, deu ênfase à necessidade de os TCs trocarem experiências e trabalharem em conjunto para fiscalizar cada vez mais e melhor as políticas públicas. Fazendo alusão à temática do evento, Marcus Presidio sublinhou que o TCE/BA tem feito investimentos em tecnologia a fim de aprimorar os seus trabalhos.

“O foco principal dessa reunião é a cooperação entre os Tribunais de Contas no sentido de informar o que está dando certo nos seus processos de gerenciamento e trabalho. O uso da tecnologia da informação é um fator que requer investimentos por parte das Cortes de Contas. A cada dia, os Tribunais estão investindo na melhoria e na segurança de dados. Vivemos a era da inteligência artificial, que deve ser observada com cautela, mas aproveitando o que a tecnologia pode nos trazer com segurança. Nos últimos dois anos, o TCE/BA fez investimentos significativos na área de tecnologia da informação com o objetivo maior de garantir a segurança dos nossos dados e a agilidade das informações. Inauguramos também um novo Data Center, que garante a proteção dos nossos dados”, disse o presidente do TCE/BA.

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Luiz Antonio Guaraná, considera a reunião anual do Conselho a mais representativa dos TCs. É o momento, segundo ele, de direcionar para a Atricon os temas que o sistema de controle julga mais importantes. “A reunião visa colocar o sistema no rumo certo. Um dos pontos mais importantes tratados hoje foi o acordo assinado com o TCU para que os Tribunais locais façam a fiscalização onde haja dinheiro da União e dos estados. Se trabalharmos juntos, vamos fortalecer o sistema e as decisões tomadas serão, certamente, as melhores possíveis”, afirmou Luiz Antônio Guaraná.

Estiveram também presentes à reunião o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE/BA), o conselheiro-corregedor do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, o presidente do IRB, Edilberto Pontes, e o vice-presidente de Auditoria do IRB, Inaldo Araújo.

Veja também

Indiciamento pode prolongar inelegibilidade de Bolsonaro, diz jornal

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por crimes de tentativa de golpe de Estado, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!