O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta última terça-feira (18) que conversou com o colega americano, Joe Biden, sobre migração, segurança e desenvolvimento, no momento em que os dois países mantêm uma disputa sobre a política energética mexicana no âmbito do T- MEC.
“Tivemos uma conversa cordial com o presidente Joe Biden sobre migração, segurança e cooperação para o desenvolvimento. Ele me confirmou que irá visitar o México para participar em dezembro da Reunião de Cúpula da América do Norte”, informou López Obrador no Twitter.
Mais cedo, López Obrador havia antecipado que o governo americano havia procurado o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, para dar o telefonema de hoje, e enfatizado que as relações entre os dois países “são muito boas”. “Nossa relação se dá em pé de igualdade, de respeito à nossa soberania, e isso é tudo.”
O telefonema de Biden se deu no âmbito da disputa que o México mantém com Estados Unidos e Canadá, os três signatários do acordo comercial T-MEC, sobre a política energética do governo López Obrador, que busca limitar a participação estrangeira no setor.
A ligação também ocorreu no momento em que milhares de migrantes venezuelanos permanecem bloqueados no sudeste do México à espera de um salvo-conduto que lhes permita chegar à fronteira com os Estados Unidos, enquanto dezenas deles continuam sendo expulsos, após uma decisão recente da Casa Branca.