O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, na última segunda-feira (4) em Beijing.
Xi destacou que ele e Lukashenko alcançaram um consenso importante sobre a promoção do desenvolvimento de alto nível das relações China-Belarus durante a visita de Estado de Lukashenko à China no início deste ano. Os dois países reforçaram a confiança política mútua e a coordenação internacional desde então.
A China sempre trata suas relações com Belarus a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, apoia firmemente Belarus na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e opõe-se à interferência externa nos assuntos internos de Belarus, disse Xi.
“A China está disposta a continuar fortalecendo a coordenação estratégica com Belarus, apoiar-se firmemente, promover a cooperação prática e aprofundar as relações bilaterais”, assinalou.
Xi enfatizou que mais de 150 países assinaram documentos de cooperação da Iniciativa do Cinturão e Rota uma década depois que ele a propôs, acrescentando que ele anunciou há pouco tempo oito grandes passos que a China tomaria para apoiar a busca conjunta de uma cooperação do Cinturão e Rota de alta qualidade. “A China dá as boas-vindas a Belarus para continuar com sua participação ativa e obter mais oportunidades de desenvolvimento tangíveis através dela.”
Xi pediu aos dois lados que implementem projetos como o Parque Industrial China-Belarus, promovam mais resultados na cooperação industrial e facilitem ainda mais o transporte transfronteiriço para promover os intercâmbios pessoais e o comércio.
Ele destacou que ambos os lados devem expandir a cooperação em educação, saúde, esportes e turismo, apoiar os intercâmbios e a cooperação entre os jovens e melhorar o entendimento e a amizade entre os dois povos.
Observando que a China e Belarus são forças importantes na reforma e no desenvolvimento do sistema de governança global, Xi ressaltou que a China está disposta a reforçar a coordenação e a cooperação com Belarus no âmbito de mecanismos multilaterais, como as Nações Unidas e a Organização de Cooperação de Shanghai, promover a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global, e avançar na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Lukashenko disse que, sob a liderança do presidente Xi, a China obteve grandes conquistas em seu desenvolvimento e que mais de 1,4 bilhão de chineses têm uma vida feliz, dando uma contribuição importante para o mundo.
Belarus espera sinceramente que a China se fortaleça, o que é propício à paz e ao progresso no mundo, acrescentou Lukashenko.
Belarus está comprometido em desenvolver relações amistosas com a China e está disposto a manter intercâmbios estreitos de alto nível com ela, apoiar-se firmemente, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, reforçar a coordenação estratégica internacional e multilateral e buscar um maior desenvolvimento da parceria estratégica abrangente sob todos os climas, afirmou Lukashenko.
Ele disse que Belarus acredita firmemente que as iniciativas propostas pelo presidente Xi reúnem verdadeiramente o consenso e a cooperação internacionais e que Belarus continuará a participar ativamente nelas.
Os dois chefes de Estado também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia.
Os funcionários chineses de alto escalão Cai Qi e Wang Yi participaram do evento.