O presidente Lula da Silva (PT) decidiu estender a folga da virada do ano e adiou a volta ao trabalho que deveria ocorrer nesta quarta-feira (0), no Palácio do Planalto. Um dos assuntos que aguardam o retorno do chefe do Executivo é a definição do novo ministro da Justiça que irá substituir Flávio Dino, que assume o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo mês.
Lula saiu de folga no dia 26 de dezembro e passou a virada do ano ao lado da primeira-dama Janja, na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, área militar com praias restritas e reduto escolhido por vários presidentes da República. A previsão era de que a volta ocorresse nesta quarta-feira (03), mas além da ausência do presidente no Palácio do Planalto, a agenda do chefe do executivo também permaneceu vazia. Nesta quarta, o presidente divulgou nas redes sociais um registro na praia.
Reencontro com o mar para começar 2024 com muita energia para rodar o Brasil.
📸 @JanjaLula pic.twitter.com/rtzftDTTl9
— Lula (@LulaOficial) January 3, 2024
Assessores do presidente ainda não sabem se o retorno aos trabalhos vai ocorrer na quinta-feira (04) ou somente na próxima semana, para o ato marcado para relembrar os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Essa, inclusive, é a data em que o ministro da Justiça, Flávio Dino, deverá deixar o cargo e voltar para o Senado, onde vai aguardar o fim do recesso do judiciário para tomar posse como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, prevista para o dia 22 de fevereiro. Quando teve o nome aprovado pelo Senado, no ano passado, Dino informou que o substituto deveria ser anunciado nas primeiras semanas de 2024.