Na manhã desta quarta-feira (29), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, esteve reunido com representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, para discutir sobre a regularização do uso de água de domínio da União, referentes às outorgas emitidas pela ANA.
Na oportunidade eles falaram sobre o prazo para emissão das outorgas, que atualmente vai de duas semanas a dois meses. O diretor ANA, Felipe Sampaio, explicou que o prazo se estende mais porque eles encontram problemas em alguns estados. O deputado federal Paulo Magalhães acrescentou que tem um projeto que visa agilizar esse processo. Neste contexto ficou definido que acontecerá uma reunião na Bahia para alinhar com a ANA formas de acelerar os processos.
“Confio no futuro do país e na necessidade que o Brasil tem de crescimento. Essas questões de água são muito importantes para gerar emprego, produtividade e desenvolvimento”, afirmou o presidente da UPB. No encontro os representantes da ANA ratificaram que a instituição está à disposição dos gestores e da comunidade para avaliação de solicitações e emissão de outorgas que dão o direito de uso hídrico de reservatórios, lagos e lagoas sob o domínio da União.
Também participaram da reunião o superintendente da UPB, Elve Cardoso, o superintendente adjunto de Regulação de Usos de Recursos Hídricos, Patrick Thomas, e o Engenheiro Agrônomo, Aldo Menezes.