Em pronunciamento em rede nacional, na TV, no rádio e na internet, na noite deste último sábado (5), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, defendeu a “pluralidade” e a necessidade de eleitores de “caminhar juntos, atentos, sem hostilidade nem desalentos insuperáveis”.
“Do plural, fazemos a unidade civica. Vamos caminhar juntos, atentos, sem hostilidades nem desalentos insuperáveis”, disse a ministra Cármen Lúcia.
Neste domingo (6), 155,9 milhões de brasileiros podem votar nos prefeitos e vereadores das 5,5 mil cidades brasileiras.
A eleição deste ano é a primeira, após os atos do 8 de Janeiro de 2023, em que defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e destruíram os prédios do Três Poderes, em Brasília.
“O voto é o gesto que guarda o seu ideal de cidade onde cada um vive e quer realizar seus sonhos. Voto democrático é espaço de liberdade individual para a construção social”, ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, em pronunciamento em rede nacional.
A presidente do TSE enfatizou a democracia, os direitos individuais e disse que “cada pessoa escolhe o que lhe parece melhor”. “Por isso, neste domingo, convido cada eleitora e cada eleitor a exercer o seu direito fundamental de participar, com tranquilidade e com seriedade, deste grande momento.”