segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Presidente do TRE reúne-se com parlamentares baianos sobre a biometria
quarta-feira 29 de maio de 2019 às 07:13h

Presidente do TRE reúne-se com parlamentares baianos sobre a biometria

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Deputados estaduais e federais, além de vereadores da capital e do interior discutirão sobre a nova logística da revisão biométrica no estado

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, conduzirá uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, nesta próxima segunda-feira (3). O evento ocorrerá após uma visita de cortesia do presidente do Tribunal à casa legislativa baiana e vai reunir deputados estaduais e federais, além de vereadores da capital e do interior, para uma discussão sobre a nova logística da revisão biométrica no estado.

Apesar de a capital baiana ter encerrado a biometria extraordinária em janeiro de 2018, a audiência pública na ALBA é estratégica. “Essa conversa com os deputados, vereadores e outros representantes políticos é muito importante porque eles serão convidados a atuar também como agentes de reprodução, repassando esse conteúdo para as suas bases eleitorais no interior”, explicou o presidente do TRE-BA.

No evento, o desembargador Jatahy Júnior falará sobre a mudança na realização da biometria adotada em sua gestão. “Essa nova forma é, basicamente, sem sacrifício para o eleitor. Estamos priorizando o agendamento prévio, feito pelo site agendamento.tre-ba.jus.br e pelo telefone 0800 071 6505”, afirmou. O objetivo, explica o presidente, é ampliar a divulgação para que, até o início de 2020, a Bahia tenha biometrizado 100% dos seus eleitores. 

Eleições 2020

As audiências públicas sobre a biometria pretendem alavancar a coleta de dados biométricos no estado um ano antes das Eleições Municipais de 2020. Por isso também a importância desses encontros entre a Justiça Eleitoral e os poderes públicos, destaca o presidente do Regional baiano. “É importante lembrar que quem não fizer a biometria até o início de 2020 terá o título cancelado e não vai poder exercer o direito e o dever do voto, como também ficará sem regularização perante a Justiça Eleitoral, o que dificulta muito a vida civil deste cidadão”, ponderou o desembargador Jatahy Júnior.

O presidente do TRE-BA destacou também que esta etapa final é mais complexa do que parece. Isso porque os 70% de eleitores baianos que foram biometrizados estão em apenas 30% dos municípios do estado. “Quando pensamos no número de cidades, o percentual se inverte. Ainda temos 70% de municípios para biometrizar, ou seja, 281 localidades, que estão mais distantes da capital e também das sedes dos municípios. Por isso, precisamos da ajuda de todos, sejam deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos, de quem exerça mandato e dos que serão candidatos nas próximas eleições”.

A convocação para fortalecer a rede de apoio à biometria se estende a todos os cidadãos, ressaltou o presidente Jatahy Júnior. “Todos podemos ajudar quem tem dificuldade de acessar a internet ou mesmo fazer uma ligação 0800 para que as outras pessoas possam realizar seus agendamentos. Então, no dia e hora marcados, todos irão realizar sua biometria tranquilamente, sem filas, bastando comparecer ao posto da Justiça Eleitoral, onde não gastarão mais de 30 minutos para se regularizar”.

Agendamento

A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, o interessado deverá informar número do título de eleitor. Caso não saiba informar o número do documento eleitoral, poderá ser digitado CPF, nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Para o alistamento eleitoral (primeiro título), o CPF a ser informado poderá ser do responsável.

Serviço:

O quê: Audiência Pública para divulgação da Biometria

Quando: segunda-feira, 03 de junho, às 9h30

Onde: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Auditório Jornalista Jorge Calmon/ 1ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, 130, Salvador, Bahia)

Veja também

Uma pessoa morreu a cada 57 horas em acidente aéreo no Brasil em 2024

Em junho, a tragédia da queda do voo 2283 da Voepass deixou 62 pessoas mortas, em Vinhedo, São …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!