O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, participou nesta sexta-feira (24), da sessão especial de entrega da Comenda 2 de Julho ao desembargador Augusto de Lima Bispo, presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A cerimônia ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A proposta da comenda foi feita pelo deputado Vítor Bonfim.
Para o presidente do TRE-BA, a homenagem é justa e acertada. “Durante essa longa caminhada na magistratura, o desembargador Augusto, colega de muitos anos, foi sempre reconhecido por todos como juiz sério e competente. Agora está nessa difícil missão de transição do biênio para o presidente eleito Lourival”. Jatahy acrescentou ainda que o desembargador, ao assumir interinamente a presidência do Tribunal de Justiça, em novembro passado, se saiu “maravilhosamente bem”, sendo elogiado por todos.
O desembargador Augusto de Lima Bispo é natural de Conceição da Feira e formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou na magistratura estadual na Comarca de Palmeiras, na Chapada Diamantina, em 1986, passando ainda por Muritiba, ltaberaba e Cruz das Almas, até ser promovido por merecimento para Salvador, em 1995. Foi juiz substituto de 2º grau dos Juizados Especiais e fez parte do quadro da Corregedoria Geral da Justiça, na condição de juiz auxiliar. No TRE-BA atuou como assessor especial da Presidência e como juiz substituto. Em dezembro de 2011 foi promovido, por merecimento, a desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, eleito 1° vice-presidente (2018/2019).