A convite do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, os Juízes Corregedores dos Cartórios Integrados da capital e do interior participaram de uma reunião híbrida, com o intuito de alinhar as iniciativas a serem empreendidas nas unidades integradas, tendo em vista as determinações e as recomendações expedidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A discussão foi motivada pela inspeção realizada no período de 16 a 20 de maio de 2022, para a verificar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais.
Ocorrido na última terça-feira (30), o encontro foi presidido pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Compuseram a Mesa principal o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e a Coordenadora de Apoio ao 1º Grau, dos Projetos de Implantação do Juízo 100% Digital e do Núcleo de Justiça 4.0 do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.
Na ocasião, foi apresentada uma proposta para alterar o Ato Normativo Conjunto nº 44, de 02 de dezembro de 2021, a fim de atender às orientações recomendadas pelo CNJ. A publicação, atualmente, regulamenta as atividades desenvolvidas pelos Cartórios Integrados da Capital e do Interior.
A proposta será submetida à análise conjunta pelos Juízes Corregedores, cujas sugestões serão submetidas à análise pela Mesa Diretora e Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau.
Estiveram presentes na reunião a Juíza Assessora da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Márcia Gottschald; a Juíza Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Rita Ramos; e os(as) Juízes(as) Corregedores(as) Roberto Lima Costa, Júnia Dias, Adriano Almeida, Marielza Franco, Antônio Mônaco, Gustavo Nunes, Patrícia Kertzman Sporer, Érico Vieira e Joséfison Oliveira. Este último representando o Juiz Corregedor Marcelo Libonati.
Também se fizeram presentes, de forma virtual, os Juízes Gláucio Klipel, Paulo Albiani, João Batista Pinto, Kátia Regina Cunha, Lisiane Duarte e Leonardo Andrade. Além deles, compareceram ao encontro os servidores Yuri Oliveira, Chefe de Gabinete da CGJ; a Diretora de Primeiro Grau, Viviane Anunciação; e as Assessoras da Diretoria de Primeiro Grau Desirée Muller, Juliana Pinheiro e Roberta Cordeiro.