O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembarcador Nilson Soares Castelo Branco, ao lado dos desembargadores Jatahy Júnior, Corregedor das Comarcas do Interior (CCI), e Cássio Miranda, Presidente da Comissão de Memória do TJBA, juntos compuseram a comitiva e realizaram visita institucional à Comarca de Castro Alves-BA, além de participarem da cerimônia de inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal, que ocorreu no Fórum Des. Clóvis Leone, na tarde da última sexta-feira (12), que tem como Diretor, o Juiz Marcos Quadros.
O PID fica localizado na Praça da Liberdade e tem a função de oferecer os principais serviços da Justiça Federal pela plataforma on-line, com o auxílio de servidores capacitados, além de resolver questões previdenciárias e até perícias. São 17 Municípios atendidos: Castro Alves, Amargosa, Boa Vista Tupim, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição do Almeida, Elísio Medrado, Iaçu, Itaberaba, Itatim, Lajedinho, Maragojipe, Milagres, Rafael, Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Terezinha, Sapeaçu e Varzedo. O cidadão vai poder participar de audiências e acessar os portais e os balcões virtuais de todos os Tribunais da mesma jurisdição. Em breve, outros municípios serão contemplados.
A ação visa ampliar o acesso à justiça e viabilizar os mais variados serviços de utilidade pública aos cidadãos que estão distantes das sedes de Comarcas, como também aproximar quem mais precisa da Justiça Federal.
O Desembargador Federal Carlos Brandão confessou que a presença dele na cerimônia foi graças ao Presidente do TJBA, Nilson Castelo Branco, pelo bem que tem feito ao Município que o adotou desde criança. “São muitas realizações do Presidente Nilson em prol do Município e peço uma salva de palmas… É difícil negar um pedido ao Presidente do TJBA e, mais ainda, alguém da estatura e autoridade do Desembargador Nilson Castelo Branco, por isso o Ponto de Inclusão Digital (Posto Avançado da Justiça Federal) foi instalado aqui na cidade, que é um Santuário de Irmã Dulce”.
O Presidente Nilson Castelo Branco agradeceu o empenho de todos da Justiça Federal e destacou o papel da mulher na pessoa da Diretora da Subseção Judiciária de Feira de Santana/BA, Juíza Federal Camile Lima Santos, que, ao lado dos Desembargadores Federais Carlos Brandão e Wilson Alves, teve um papel importante na instalação do Posto Avançado da Justiça Federal.
O Prefeito Thiancle Araújo (PSDB) e sua esposa Valéria receberam as autoridades, ao lado do Dep. Federal José Rocha, para o dia festivo e de conquista para os jurisdicionados do Município de Castro Alves/BA.
No roteiro incluiu o descerramento da placa do PID da Justiça Federal que traz os nomes de todos os integrantes da Mesa Diretora do TJBA e visitas à Sala Passiva, à Sala de Depoimento Especial e ao Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), os quais já estão em funcionamento total pela Justiça Estadual.
O último compromisso foi na Capela e Memorial Irmã Dulce. O Santuário foi construído em 27 de setembro de 2020, pelo Empresário Ivan Leão que recebeu uma graça da Santa Dulce dos pobres e, em forma de agradecimento, construiu a edificação em um dos pontos mais altos de sua cidade natal.
O Bispo Dom Juraci Gomes da Diocese de Amargosa e o Padre Ângelo Vieira, Pároco da Capela há 6 anos, realizaram uma celebração especial por conta dos visitantes ilustres e do Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal. O local recebe peregrinos de todas as regiões do país e até de fora do Brasil.
A Mesa principal foi formada pelo Presidente do TJBA, Des. Nilson Soares Castelo Branco; pelo Coordenador dos Juizados Especiais Federais, Desembargador Federal da 1ª Região Carlos Augusto Pires Brandão; pelo Diretor do Fórum da Comarca de Castro Alves/BA, Juiz Marcos Quadros; pelo Deputado Federal José Rocha; pelo Coordenador de Instalações do TRF da 1ª Região, Desembargador Federal Wilson Alves de Souza; pelo Corregedor das Comarcas do Interior, Des. Jatahy Júnior; pelo Prefeito de Castro Alves/BA, Thiancle Araújo; pela Diretora da Subseção Judiciária de Feira de Santana/BA, Juíza Federal Camile Lima Santos; e pelo Presidente da Câmara Municipal de Castro Alves/BA, Vereador Josimar Mota.
A Mesa de Extensão contou com as presenças do Presidente da Comissão de Memória, Desembargador Cássio Miranda; do Juiz Federal Wagner Mota Alves de Souza; do Doutor Osvaldo Bonfim representando a OAB de Castro Alves/BA; do Doutor Valter Guilherme Almeida, Presidente da OAB de Santo Antônio de Jesus/BA; do Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Borges Lima; e do Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Cel. Paulo Silveira.
Também participaram da inauguração do PID da Justiça Federal o Chefe de Gabinete da CCI, Maurício Amaral, e outros convidados.