segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Presidente do TCM participa de congresso sobre políticas públicas
terça-feira 24 de novembro de 2020 às 10:50h

Presidente do TCM participa de congresso sobre políticas públicas

NOTÍCIAS


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Plínio Carneiro Filho, participou na noite desta última segunda-feira (23) da solenidade de abertura do VI Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado pelo Instituto Rui Barbosa – órgão de pesquisas e estudos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O evento, que seria realizado em Salvador, com o apoio do TCM-BA e do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), ocorre por meio eletrônico, em razão da pandemia.

Ao saudar os participantes – cerca de 1.600 inscritos – o conselheiro Plínio Carneiro destacou que o tema do congresso não poderia ser mais adequado para o momento histórico em que vivemos no Brasil e no mundo. Isto porque “enfrentamos uma pandemia, que põe em xeque a eficácia das nossas políticas, especialmente nas áreas de saúde e educação”.

Para ele, este quadro impõe uma profunda reflexão sobre o trabalho das cortes de contas. Lembrou que vivemos também tempos de esperança, de renovação, com a eleição de mais de cinco mil prefeitos, que assumem a responsabilidade pelas administrações municipais no início do próximo ano. São eles – observou – “que estarão na linha de frente, que têm primeiro o dever de ouvir e atender as demandas dos cidadãos, especialmente nas pequenas e médias cidades brasileiras, onde as carências são enormes. E que precisam definir prioridades em meio à carência de recursos”.

Para o presidente do TCM, é dever das cortes de contas não apenas fiscalizar adequadamente, mas também auxiliar – sempre que possível – estes administradores públicos no planejamento e na execução das políticas públicas, de modo a torná-las mais eficientes, produtivas, econômicas e benéficas para a maioria da população.

Plínio Carneiro Filho, assim como o presidente do TCE, Gildásio Penedo Filho, lamentou que o evento não pudesse ser realizado presencialmente, para que todos pudessem conhecer a Bahia e a sua cultura. Além dos presidentes do TCM e do TCE, compuseram a mesa virtual de abertura do VI Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas as seguintes autoridades:

O presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Ivan Bonilha; o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira; o presidente da Audicon, ministro substituto do TCU Marcos Bemquerer e o presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto.

Após a sessão solene de abertura do congresso foram realizadas as primeiras palestras, seguidas de debates. A primeira conferencista foi juíza conselheira Anna Papapanagiotou, do Tribunal de Contas da Grécia, que falou sobre “INTOSAI-P 50 e a Jurisdição dos Tribunais de Contas”. Em seguida ocorreu a palestra do conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Fernandes Farinha Tavares sobre “Jurisdição e Tribunais de Contas: o caso do Tribunal de Contas de Portugal”. O evento terá continuidade nesta terça-feira (24/20), durante todo o dia, e pode ser acompanhado pelo canal do TCE da Bahia no Youtube.

Veja também

Novo partido de esquerda “antiwoke” fracassa na eleição alemã

Criado em 2024 pela deputada Sahra Wagenknecht para atrair tanto eleitores de esquerda quanto de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!