O VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que acontecerá em Salvador, nos dias 1º, 2 e 3 de março, no Hotel Deville Prime (em Itapuã), foi divulgado durante a entrevista concedida, na manhã desta quinta-feira (23), pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Marcus Presidio, ao Programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade AM 740/ FM 102.5. O radialista Adelson Carvalho começou a entrevista perguntando sobre a missão do TCE e, no transcorrer do programa, vários ouvintes fizeram indagações sobre o trabalho do Tribunal na fiscalização dos recursos públicos.
O presidente Marcus Presidio afirmou que o evento é um dos mais importantes eventos da área de controle e fiscalização das contas públicas já realizados no Brasil, e será marcado pelas homenagens especiais ao centenário de falecimento de Ruy Barbosa, patrono oficial dos Tribunais de Contas do Brasil. “Já temos mais de 700 inscritos e na abertura contaremos com a palestra do professor e jurista baiano Edvaldo Brito, além de vários palestrantes de outros Tribunais. Quero registrar um agradecimento especial pelo apoio do presidente do IRB (Instituto Rui Barbosa), conselheiro Edilberto Pontes, e do presidente do TCM/BA (Tribunal de Contas dos Municípios), conselheiro Plínio Carneiro, na realização do Congresso”.
O presidente do TCE/BA convidou os cidadãos a ter um papel mais ativo na participação da administração pública, aproveitando para informar sobre os principais canais de comunicação da Corte de Contas: “A forma mais comum para que os cidadãos possam se dirigir ao TCE/BA, não apenas para fazer denúncias, mas também para requerer informações, é a Ouvidoria, por meio do WhatsApp 71 (71) 99902-0166, pelo 0800 284 3115 ou email ouvidoria@tce.ba.gov.br”.
O presidente Marcus Presidio deu exemplos sobre os esforços empreendidos pelo Tribunal para garantir que gestores públicos e cidadãos participem mais ativamente do controle dos gastos, a exemplo das auditorias operacionais, como a que foi realizada com o objetivo de inspecionar o sistema ferry-boat, que faz a travessia Salvador-Itaparica. E fez questão de destacar que o corpo técnico da Casa de Controle é extremamente qualificado e possui total independência, o que garante a eficiência no cumprimento de fiscalizar os gastos realizados com o dinheiro público, sempre com o objetivo de prestar um bom serviço para a sociedade.