segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Manifestantes de oposição protestam contra governo do Sri Lanka na capital Colombo - Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Presidente do Sri Lanka foge do país após revolta e desembarca em Cingapura
quinta-feira 14 de julho de 2022 às 15:33h

Presidente do Sri Lanka foge do país após revolta e desembarca em Cingapura

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, desembarcou em Cingapura nesta quinta-feira (14) conforme a Reuters, mostraram dados de rastreamento de voos, depois de fugir de protestos em massa contra o colapso econômico de seu país, enquanto tropas patrulhavam a capital Colombo para impor um toque de recolher.

Rajapaksa, que fugiu para as Maldivas na quarta-feira para escapar de uma revolta popular sobre o papel de sua família em uma crise econômica paralisante, seguiu para Cingapura em um voo de companhia aérea saudita, segundo uma pessoa familiarizada com a situação.

Um passageiro do voo, que não quis ser identificado, afirmou à Reuters que Rajapaksa foi recebido por um grupo de seguranças e foi visto saindo da área VIP do aeroporto em um comboio de veículos pretos.

O Ministério das Relações Exteriores de Cingapura disse que Rajapaksa entrou no país em uma visita particular e não solicitou ou recebeu asilo.

Rajapaksa ainda não renunciou, apesar de prometer fazê-lo até quarta-feira, o que provocou uma nova incerteza no Sri Lanka.

Sua decisão de tornar o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe, seu aliado, como presidente interino desencadeou mais protestos na quarta-feira, com manifestantes invadindo o Parlamento e o gabinete do primeiro-ministro exigindo que ele também renuncie.

“Queremos que Ranil vá para casa”, disse nesta quinta-feira Malik Perera, motorista de 29 anos que participou dos protestos no Parlamento. “Eles venderam o país, queremos que uma boa pessoa assuma, até lá não vamos parar.”

Os atos contra a crise econômica fervilham há meses e chegaram ao auge no fim de semana passado, quando centenas de milhares de pessoas tomaram prédios do governo em Colombo, culpando a poderosa família Rajapaksa e seus aliados pela inflação descontrolada, escassez de bens básicos e corrupção.

Veja também

Ataque em Magdeburg vira pauta eleitoral na Alemanha

Políticos alemães endureceram discurso anti-imigração após atentado. Para especialistas, tema será central na eleição geral …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!