segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Gleisi Hoffmann e o jogador Robinho — Foto: Fotos de arquivo/O Globo
Home / NOTÍCIAS / Presidente do PT pede prisão do jogador Robinho: ‘Pelo fim da cultura do estupro’
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024 às 06:35h

Presidente do PT pede prisão do jogador Robinho: ‘Pelo fim da cultura do estupro’

NOTÍCIAS


A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para pedir a prisão do jogador de futebol Robinho, condenado a nove anos de reclusão na Itália por estupro. O governo do país europeu pede que o atleta cumpra a pena no Brasil, mas a Justiça nacional ainda não se manifestou sobre o caso.

Como mostrou a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o próximo dia 20 de março o julgamento da ação relativa a Robinho. O relator do caso é o ministro Francisco Falcão, que, como antecipou a coluna, vem preparando um um voto duro para impor o cumprimento da pena em uma cadeia brasileira.

“Mais do que na hora o STJ julgar e punir o estuprador Robinho! Seu fim deve ser a cadeia, assim como foi com Daniel Alves. Que o rigor da lei seja aplicado e sirva de exemplo para outros homens. Pelo fim da cultura do estupro”, escreveu Gleisi no X (ex-Twitter) nesta última quarta-feira (28).

Robinho foi condenado pela Justiça italiana por ter participado de um estupro coletivo em 2013. Após recursos, a decisão transitou em julgado em 2022, mas o jogador já estava no Brasil.

Inicialmente, a Itália solicitou a extradição do atleta, mas a Constituição brasileira veda que isso ocorra com cidadãos natos. O pedido, então, passou a ser para que a pena seja cumprida aqui, mas, para que isso aconteça, é necessário que o STJ valide a sentença.

Já Daniel Alves, também citado pela deputada federal petista, foi condenado a quatro anos e meio de prisão na Espanha em julgamento realizado este mês. Ele foi acusado de estuprar uma jovem de 23 anos no banheiro de uma boate em Barcelona.

Veja também

Foragido, cacique bolsonarista é preso na fronteira com a Argentina

Uma das figuras célebres dos movimentos de bolsonaristas que precederam os ataques de 8 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!