Éden Valadares, atual presidente do PT Bahia, declarou que lideranças petistas terão uma reunião neste semana para tratar sobre o desempenho da sigla nas eleições municipais 2020. O partido teve duas derrotas no segundo turno nos maiores cartórios eleitorais do interior: Feira de Santana e Vitoria da Conquista.
Para ele, o PT continua sendo a principal alternativa ao presidente Jair Bolsonaro, que cultiva uma baixa popularidade em todo o Nordeste.
“Devemos reunir essa semana a direção estadual também os espaços da Bancada, os diálogos como senador Jaques Wagner e governador Rui Costa. Então, para uma opinião mais coletiva, devemos aguardar esses momentos. O que posso antecipar é uma opinião mais pessoal: o PT é um partido muito forte na Bahia, e no Brasil, é a principal alternativa a Bolsonaro. Mas o PT está desafiado a atualizar o seu programa, falar de futuro, inovar sua capacidade de se comunicar com as novas gerações e renovar seus quadros”, afirma Éden em nota no Bnews.
Éden também citou o prefeito Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto. A liderança opositora afirmou, em entrevista à Folha, que o baixo desempenho do partidos de esquerda nesta ultima eleição é a resposta da população a falta de uma liderança politica e um discurso
“Minha mãe me ensinou que nas derrotas devemos resignar, e nas vitórias devemos ser humildes. Ao que parece, ACM Neto se empolgou com esse segundo turno e anda falando demais. É muita água para passar debaixo dessa ponte. Daqui até 2022 é muito chão. E ele vai ver nas urnas o tamanho de lideranças como Jaques Wagner e Rui Costa” declarou o gestor do PT.