A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi condenada a indenizar o empresário Luciano Hang em R$ 35 mil por danos morais. Na ocasião, a petista teria dito que Hang, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), sonegou impostos.
A assessoria de Gleisi afirmou em nota divulgada, que entrará com recurso contra a decisão, que “ignora que a deputada apenas replicou notícias amplamente divulgadas na imprensa e atribui valor desproporcional ao dano moral”.
O episódio ocorreu em uma live de junho de 2020, quando a presidente do PT disse que o empresário ganhava dinheiro com sonegação de impostos. A defesa dela argumentou que ela estava dentro de sua liberdade de expressão.
O entendimento do juiz Fábio Luis Decoussau Machado, da 5ª Vara Cível do Fórum de Curitiba, no Paraná, foi de que a “alegação da ré no sentido de que apenas reproduziu notícias publicadas em periódicos não convence” e feriu “a honra alheia”.
Segundo o UOL, além da indenização, o juiz ordenou Gleisi a remover do ar o vídeo em que fez a alegação sobre Hang. A retirada do conteúdo deve ser feita, no máximo, em cinco dias.
Caso a decisão seja descumprida, a presidente do PT poderá receber uma multa diária de R$ 1 mil.