A Procuradoria da República do Peru denunciou, nesta terça-feira (11), o presidente do país, Pedro Castillo, por liderar uma suposta organização criminosa de lavagem de dinheiro. A acusação atinge também os ex-ministros Geiner Alvarado López, da Habitação, e Juan Silva Villegas, dos Transportes.
“Apresento queixa constitucional contra José Pedro Castillo Terrones, na qualidade de Presidente da República, como suposto autor de crimes contra a tranquilidade pública na forma de organização criminosa agravados por sua condição de líder”, disse a procuradora Patricia Benavides, em documento publicado no Twitter.
A denúncia apresentada foi enviada ao Parlamento peruano, onde deverá ser analisada por duas comissões antes de ir a plenário.
Também nesta terça, o MP do Peru ordenou a prisão de cinco aliados de Castillo e, em outra operação, determinou busca e apreensão na casa da irmã do presidente.
Castillo, que nega a acusação, é alvo de outras cinco investigações criminais, que incluem obstrução de Justiça e tráfico de influência.