terça-feira 18 de março de 2025
Presidente do México, Claudia Sheinbaum discursa durante um comício - Foto: Divulgação/Arquivo
Home / Mundo / MUNDO / Presidente do México diz que teve celular e e-mail hackeados; governo investiga
terça-feira 18 de março de 2025 às 05:57h

Presidente do México diz que teve celular e e-mail hackeados; governo investiga

MUNDO, NOTÍCIAS


A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta última segunda-feira (17) que teve um celular e um e-mail antigos hackeados. Segundo ela, os telefones e as contas oficiais da Presidência estão protegidos.

— Hackearam meu telefone e minha conta de e-mail — disse a presidente durante a habitual coletiva de imprensa matinal, dizendo que os dois meios de contato eram conhecidos por “muitíssimas pessoas”. — Quem o hackeou? Não sabemos — acrescentou.

A denúncia surge poucos dias após o jornal The New York Times revelar que um telefone da presidente, cujo o número já havia sido vazado, foi alvo de hacker. O ataque teria ocorrido após o governo mexicano extraditar 29 supostos narcotraficantes para os Estados Unidos, em um gesto de cooperação na luta contra o tráfico de drogas.

Apple alertou governo mexicano

De acordo com Sheinbaum, o alerta do hackeamento foi enviado pela empresa Apple diretamente ao governo mexicano, que “lidou com o assunto” através da Agência de Transformação Digital e Telecomunicações.

A presidente explicou que o número do telefone hackeado já havia sido vazado durante a campanha eleitoral de 2024. Na época, a então candidata denunciou o vazamento de seu contato pessoal, que resultou no envio de “mensagens de ódio”.

Sheinbaum acrescentou nesta segunda-feira que a linha telefônica hackeada foi um presente dado em 2008 por uma ativista da esquerda mexicana, que agora está no poder. Quanto ao e-mail invadido, a presidente afirmou que se trata de sua primeira conta eletrônica, usada por um grande número de pessoas ao longo dos anos.

— Muito antigo e tem muitas pessoas — disse.

O governo mexicano investiga a origem do ataque cibernético, mas, segundo a chefe de Estado, as contas e dispositivos oficiais da Presidência possuem “todas as condições de cibersegurança” e seguem protegidos.

Veja também

PF faz nova operação contra corrupção e venda de informações sigilosas do STJ

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira uma operação para investigar obstrução de Justiça, corrupção e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!