sexta-feira 20 de dezembro de 2024
Representando a AL-BA, o deputado Adolfo Menezes corroborou com os alertas feitos pelo cientista Carlos Nobre sobre as mudanças climáticas Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Presidente do Legislativo baiano prestigia solenidade no Ministério Público
quinta-feira 19 de dezembro de 2024 às 20:33h

Presidente do Legislativo baiano prestigia solenidade no Ministério Público

NOTÍCIAS


O deputado Adolfo Menezes representou a Assembleia Legislativa na solenidade de encerramento da Semana do Ministério Público da Bahia, que em 2024 teve como tema “O Ministério Público e os Grandes Desafios da Sociedade Brasileira: Segurança Pública, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. No evento, houve uma palestra do climatologista Carlos Nobre, cientista que é referência mundial em estudos sobre mudanças climáticas.

Impressionado com a fala do especialista, que coincide com o que ele próprio percebe em suas constantes viagens ao semiárido baiano, onde se situa a maior parte de sua base eleitoral, inclusive sua terra natal, Campo Formoso, o presidente da Assembleia Legislativa advertiu a todos os presentes sobre a importância e urgência de se levar a sério esse debate – climatológico e sobre a desertificação de parte do território da Bahia.

Para o deputado, é urgente o debate com a sociedade para, em seguida, adotar as medidas que a ciência recomendar para combater o processo de desertificação que afetará as futuras gerações, como bem demonstrou o nobre cientista brasileiro Carlos Nobre. “Trata-se da adoção de uma postura que precisará envolver a todos os baianos sem distinção, pois o desafio é imenso, mas existem ações capazes de mitigar e até reverter esse processo que não pode se tornar inexorável”, frisou.

No evento conduzido pelo chefe da Procuradoria, Pedro Maia, o cientista Carlos Nobre disse que a situação é preocupante em todo o planeta: “Infelizmente, a temperatura global subiu 1,5° – marca de 120 mil anos atrás, no último período interglacial. E isso foi atingido de uma forma muito rápida nos últimos anos, ocasionando eventos extremos, como secas, ondas de calor e enchentes. Sem ações efetivas, como o fim da destruição das nossas matas e florestas, com uma agricultura e pecuária sustentável e moderna, teremos a desertificação de largos territórios do planeta. Lembrou ainda que a Bahia, por exemplo, será quase na totalidade um território semiárido e de caatinga – se nada for feito”, completou.

O evento contou ainda com as presenças do senador Otto Alencar, do deputado federal Zé Neto e de outras autoridades civis e militares.

Veja também

Dólar cai 2,3% e fecha a R$ 6,12, com leilões do BC e avanço do pacote fiscal no Congresso

O dólar à vista recuou mais de 2% nesta quinta-feira (19) caindo abaixo dos 6,13 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!