O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD) representou o Poder Legislativo na cerimônia em homenagem à ex-procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, que recebeu a Medalha de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União. O ato, realizado na manhã desta sexta-feira (18), contou com as presenças de elevadas autoridades da Bahia, que reconheceram a competência e seriedade da homenageada em sua longa carreira no serviço público estadual – em especial, quando ocupou a chefia da Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia entre os anos de 2020 e 2024.
O presidente da Assembleia Legislativa disse que “fez questão de prestigiar mais essa homenagem à procuradora Norma Cavalcanti, que realizou um trabalho extraordinário quando chefiou o Ministério Público da Bahia. Foi uma voz altissonante em defesa da democracia quando esta foi atacada, sempre mantendo um comportamento retilíneo e de altivez, comprometida unicamente com a defesa dos direitos dos cidadãos, das cidadãs e dos interesses da sociedade, um dos pilares do Ministério Público e até mesmo a razão da existência da instituição”, frisou.
Participaram da solenidade de entrega da condecoração, além do deputado Adolfo Menezes, que integrou a Mesa de Honra ao lado do presidente do CNPG, Jarbas Soares Junior; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o promotor de Justiça Pedro Maia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marcus Presídio; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, secção da Bahia, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; e os senadores Otto Alencar e Angelo Coronel.
Carreira
A procuradora Norma Cavalcanti nasceu em Inhambupe e ingressou no Ministério Público da Bahia em 1992. No curso da carreira, coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim). Presidiu a Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Ela foi a segunda mulher a ocupar o prestigioso cargo de procuradora-geral de Justiça da Bahia, que rendeu-lhe, dos pares, a Medalha agora entregue. A procuradora Norma Cavalcanti presidiu também o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG).