sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Presidente do Chile - Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual
terça-feira 26 de novembro de 2024 às 18:14h

Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente do Chile, Gabriel Boric, é alvo de uma denúncia de suposto assédio sexual. O caso é investigado desde setembro pelo Ministério Público do país e foi confirmado na noite dessa segunda-feira (25) pelo advogado do mandatário, Jonatan Valenzuela, que classificou as acusações como “sem qualquer fundamento”.

Segundo a rádio chilena BioBio, a denúncia foi apresentada por uma mulher maior de idade, que alega que os fatos teriam ocorrido há mais de uma década, durante o período em que Boric era estudante de direito e estagiava em Punta Arenas. A vítima acusa o presidente de divulgação de imagens privadas e assédio sexual.

Em nota, Valenzuela informou que, na verdade, Boric quem foi vítima de “assédio sistemático” entre julho de 2013 e julho de 2014. Segundo o comunicado, a mulher que acusa o presidente teria enviado 25 e-mails a ele, de diferentes endereços, incluindo “com imagens de natureza explícita, não solicitadas e não consentidas”.

“Dez anos depois, em 6 de setembro de 2024, a mesma pessoa apresentou uma denúncia contra Boric sem fundamento algum”, completa o comunicado, que também afirma que desde julho de 2014, não houve nenhum tipo de comunicação entre a mulher e o agora presidente. “Meu representado jamais teve relação afetiva ou de amizade com ela, e não há contato desde então”, continua.

A denúncia foi apresentada ao Ministério Público de Magallanes, região no sul do país onde o caso teria acontecido, e é investigada desde então.

De acordo com o jornal La Tercera, Boric já havia informado o seu comitê político sobre os acontecimentos, mas decidiu tornar o caso público, “pois a situação estava começando a ganhar repercussão”.

A denúncia acontece no momento em que seu governo enfrenta outro escândalo por acusações de abuso sexual. Manuel Monsalve, ex-subsecretário do Interior de Boric, está em prisão preventiva há uma semana acusado de estupro.

Veja também

Nasa diz que sonda que fez maior aproximação do Sol na história está ‘segura’

Após se tornar o objeto enviado por humanos a chegar mais perto do Sol na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!