sexta-feira 22 de novembro de 2024
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro. / Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / Presidente do CFM é comparado a Pilatos por apologia a remédios ineficazes contra Covid
sábado 16 de outubro de 2021 às 08:41h

Presidente do CFM é comparado a Pilatos por apologia a remédios ineficazes contra Covid

NOTÍCIAS, SAÚDE


O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro, é comparado segundo a coluna de Lauro Jardim, no O Globo, a Pôncio Pilatos em nota na qual a Comissão Arns manifesta “espanto e indignação” diante da postura dele a favor do uso de medicamentos ineficazes contra a Covid-19, como a cloroquina e a hidroxicloroquina.

Antigo governador da província romana da Judeia, Pilatos ficou conhecido na tradição cristã por ter “lavado as mãos” diante do julgamento de Jesus Cristo, mesmo sem plena convicção de que o messias teria cometido os crimes dos quais era acusado.

Para o grupo, Ribeiro se exime de responsabilidade ao reiterar que o CFM “nada recomenda”, apenas “liberou o uso das drogas”. Além disso, os signatários da nota consideram que, em vez de garantir a autonomia médica, a autarquia incentivou a classe ao erro, por motivações políticas e sem critérios científicos.

O texto da fundação Arns é assinado por intelectuais, como os filósofos Sueli Carneiro e Vladimir Safatle, e ainda os ex-minitros José Carlos Dias e José Gregori (Justiça), Luiz Carlos Bresser-Pereira (Fazenda), Paulo Vanucchi e Paulo Sérgio Pinheiro (Direitos Humanos).

Na mensagem, é dito ainda que a eventual responsabilização do CFM na Justiça Federal, a pedido da Defensoria Pública da União (DPU), poderá fazer justiça aos milhares de brasileiros mortos pela Covid, bem como profissionais de saúde que seguem na linha de frente contra a doença.

Veja também

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos no Nordeste

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!