quinta-feira 21 de novembro de 2024
Paulo assume BNB - Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Presidente do Banco do Nordeste afaga ministro de Lula após disputa nos bastidores
quarta-feira 19 de julho de 2023 às 14:02h

Presidente do Banco do Nordeste afaga ministro de Lula após disputa nos bastidores

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Ex-governador de Pernambuco, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, decidiu fazer um afago ao ministro da Educação, Camilo Santana, depois de os dois travarem uma disputa nos bastidores pelo controle do banco de fomento à região.

Em um gesto de reaproximação, Camilo vai receber hoje, em Fortaleza, a comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional. A homenagem será prestada durante as comemorações de aniversário do banco. O gabinete do ministro chegou a disparar a parlamentares o convite para a solenidade.

No início do ano, Camilo negociava com a cúpula do governo Lula que o comando do Banco do Nordeste fosse entregue ao PT do Ceará, grupo do qual ele é líder. O presidente, porém, decidiu nomear Paulo Câmara para a função.

Lula quis prestigiar Paulo Câmara, que foi governador de Pernambuco por oito anos pelo PSB, após o hoje presidente do BNB ser preterido na formação do governo. Ele deixou a legenda após o partido indicar o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) para a Esplanada.

Para além do plano nacional, com a chapa Lula e Geraldo Alckmin, do PSB, PT e a sigla de Paulo Câmara firmaram uma aliança histórica em Pernambuco nas últimas eleições. Com o apoio do PT, o PSB lançou Danilo Cabral ao governo local com a hoje ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), na vice. A chapa não chegou ao segundo turno e apoiou Marília Arraes (Solidariedade), derrotada pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Paulo Câmara só foi nomeado após um acordo do presidente Lula com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para destravar nomeações em estatais. Clique aqui para entender.

Veja também

Deputados baianos reagem ao indiciamento de Bolsonaro

Os deputados federais baianos se pronunciaram sobre o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!